O Secretário de Estado da Saúde Fábio Baccheretti esteve em Patos de Minas na manhã desta sexta-feira (01) e participou do lançamento do programa Samu Regional. O estado passou mais de R$23 milhões para a implantação do serviço em toda a macrorregião noroeste. Os servidores que trabalham no Samu atualmente serão absorvidos pelo município, ou seja, não vão mais continuar trabalhando nas ambulâncias do Samu. A regionalização já começa a funcionar no mês de agosto.

Ao todo, os 33 municípios da região vão receber 33 unidades móveis de atendimento sendo 7 de suporte avançado e 26 de suporte básico. As bases estão instaladas em 21 cidades atendendo uma população de 700 mil habitantes. De acordo com o secretário, haverá uma ampliação da frota inclusive com avião e helicóptero para remoção de pacientes de urgência e emergência. Com a regionalização do Samu, outras cidades da região também irão contar com as ambulâncias discando no 192.


A gestão do SAMU192 Noroeste será realizada pelo Consórcio CISREUNO. O presidente Edinho Xavier disse que é um grande avanço para a macrorregião e que os pacientes poderão ser transportados com mais agilidade para cidades como Patos de Minas, Paracatu e Unaí. Os serviços deverão começar a funcionar já no mês de agosto. As cidades atendidas pelo consórcio são:

Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Varjão de Minas, Vazante, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Brasilândia de Minas, João Pinheiro e Lagoa Grande.