Foi realizada, nesta desta quinta-feira (07), a Conferência Municipal de Saúde Mental em Patos de Minas. Na oportunidade, foram discutidos vários assuntos pertinente a saúde e também propostas importantes aprovadas em plenário. O evento contou com a participação do presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde.

A programação contou com mesa redonda, palestras, discussões em grupo e análise/votação das propostas que serão encaminhadas para a V Conferência Estadual de Saúde Mental. Dentre as propostas apresentadas, destaca-se a implantação de um consultório de rua. Segundo os organizadores, o objetivo é fazer contato com pessoas esquecidas pela sociedade e que estão jogados pelos cantos.

Os organizadores do evento também reafirmaram o movimento da luta antimanicomial e defenderam fechamento gradativo de hospitais psiquiátricos. Segundo eles, “é triste a história dos manicômios e de como era precário e desumano o tratamento dos doentes mentais”. A conferência aconteceu no bloco N do Centro Universitário de Patos de Minas e ficou praticamente cheio.

A V Conferência Estadual de Saúde acontece nos dias 19,20 e 21 de maio.