Centro Universitário de Patos de Minas.

Com a decisão do Governo de Minas de liberar, em alguns casos, a volta às aulas no Estado a partir da próxima semana, o Centro Universitário de Patos de Minas já começa a estudar a melhor forma de retomar as aulas presenciais. Segundo o reitor do Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira, a expectativa é de que os Campi do Centro Universitário sejam reabertos a partir do dia 13 de outubro.

Em reunião nessa quarta-feira (23), o Governo de Minas autorizou o retorno das atividades presenciais nas faculdades do ensino superior e escolas técnicas. As aulas presenciais podem ser retomadas já a partir da próxima semana nas cidades que estiverem inseridas na “Onda Amarela”. Já para as escolas do ensino básico e médio a retomada das aulas presenciais poderá ocorrer a partir de 05 de outubro, mas somente nas cidades que estiverem inseridas na “Onda Verde”.

A reitoria do Centro Universitário de Patos de Minas definiu a data de 13 de outubro para reiniciar as aulas presenciais. Segundo o reitor, Milton Roberto de Castro Teixeira, mesmo já estando autorizado a partir da próxima semana, será preciso aguardar a divulgação dos protocolos pelo Governo do Estado e, depois disso, fazer as adequações necessárias nos Campi para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários.

As aulas no Centro Universitário de Patos de Minas estão ocorrendo de forma remota desde o início da pandemia. Segundo o reitor do Unipam, mesmo após a retomada das atividades presenciais, a intenção é continuar transmitindo as aulas por plataformas digitais, permitindo assim que o estudante escolha se quer frequentar a sala de aula ou se prefere assistir as aulas pela internet.

Educação Básica

Já a educação básica, incluindo a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, poderão retornar presencialmente apenas nas regiões incluídas na onda verde do Minas Consciente. A partir da publicação do protocolo sanitário do Estado, a decisão da abertura de quaisquer escolas será dos municípios, segundo o secretário Geral Mateus Simões. “Onde os municípios não autorizarem a reabertura, ela não ocorrerá, assim como é no Minas Consciente. O poder municipal é a palavra final em cada cidade. E cada escola decidirá as suas próprias estratégias no que diz respeito ao ensino particular, assim como as municipais no que diz respeito ao município”, disse o secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo Amaral.

O protocolo de saúde será único e aplicado a todas as escolas. As redes particular e municipal, no entanto, terão autonomia para definir a estratégia de retorno, como a ordem das turmas que retornarão às salas de aula e se as aulas já começarão no dia 5/10.

No caso das 3,6 mil escolas estaduais, a secretária de Educação Julia Sant’Anna explicou que a volta às atividades presenciais dos alunos do 3º ano do ensino médio está prevista para o próximo dia 19 de outubro. Antes disso, a partir do dia 5 de outubro, professores e diretores serão convocados para o planejamento do retorno. A partir de orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em conjunto com as evoluções de ondas do plano Minas Consciente, gradualmente outras turmas retornarão, seguindo os critérios sanitários de segurança definidos pelo governo.

Frequência

Nas escolas estaduais não haverá falta ou perda do dia letivo para os alunos que não comparecerem às aulas presenciais, pois será mantido o regime de estudo não presencial, que é integrado pelas teleaulas, pelo aplicativo Conexão Escola e pelo Plano de Estudo Tutorado (PET). Como ressalva, pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades serão dispensadas das atividades presenciais.
“Não será obrigatório, por isso vamos manter as aulas online. Entendemos que o 3º ano tem a situação mais difícil e complicada, tendo em vista a aproximação do Enem. E reforçando o ponto de que a oferta das estratégias presenciais será progressiva e realizada com todo o cuidado. As aulas presenciais estarão focadas em fixação dos conteúdos que já vêm sendo trabalhados na educação remota”, explicou a secretária.