O Procon de Patos de Minas lançou na manhã desta quarta-feira (15),  o Núcleo de Apoio aos Superendividados – NAS. O Programa é realizado em parceria com a Prefeitura e com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM para auxiliar os cerca de 23 mil patenses que fizeram contas e que não conseguem pagar seus débitos.

O coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho, informou que o número de pessoas superendividadas aumentou em decorrência da pandemia. Através do NAS, o órgão vai mapear essas pessoas e encaminhar para o IFTM que fará um diagnóstico das dívidas e da capacidade de pagamento de cada pessoa.

Ao entrar em contato com o Procon, a pessoa endividada passará a receber apoio psicológico e social do Núcleo imediatamente. Além disso, após o diagnóstico do IFTM, o Procon fará uma audiência coletiva com o devedor e todos os credores para garantir uma negociação eficiente, em que a pessoa realmente tenha condições de pagar.

A secretária municipal de administração, Ana Paula Vasconcelos, destacou o papel social e econômico que o NAS poderá desempenhar na sociedade. Resolver um superendividamento representa um alívio muito grande para devedor e também para o credor que recebe pelo menos parte do débito e pode voltar a ter esse cliente ativo.

O Núcleo de Atendimento aos Superendividados já está funcionando junto ao Procon de Patos de Minas, que fica no primeiro piso do Antigo Fórum - na Avenida Getúlio Vargas.