O Coletivo Local de Meio Ambiente em Patos de Minas realizou a sua 57ª reunião ordinária desde a sua criação em 2017, com uma folha extensa de serviços aplicados em defesa e proteção dos recursos hídricos e naturais no âmbito do Município.

A reunião aconteceu de forma presencial na manhã do dia 22 de novembro no Plenário da Câmara Municipal, com a participação de entidades representativas do meio ambiente e sustentabilidade de setores do poder público e da sociedade civil.

A pauta ambiental contou com temas relacionados a leitura de documentos oficiais expedidos, apresentação de relatórios sobre o projeto Café com Bordado, memória sobre a apresentação do Programa Pronascentes ao Executivo Municipal, informações sobre a ação ambiental de plantio de mudas nativas e frutíferas em área da Mata do Catingueiro, e discussão sobre o processo eleitoral para a composição da nova diretoria executiva do Colmeia Patos, para o biênio 2024/2025.

Sob a coordenação da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos de Minas, o cronograma da operação de plantio de mudas começou no sábado, 18 de novembro, com a participação de alunos e professores do curso de agronomia do Unipam.

A data escolhida para os representantes dos conselhos ambientais e alunos e professores do projeto AABB Comunidade, está marcada para o dia 7 de dezembro, com a participação de membros do Codema, Colmeia e Condap, com o plantio de 100 mudas na Mata do Catingueiro. No total do projeto está previsto a inserção de 1200 novas mudas de espécies do cerrado e mata atlântica.

Durante a reunião ficaram definidas algumas atividades para constar no calendário a ser desenvolvido no próximo ano. O plano de ações contará com novas vistorias para monitoramento das microbacias contempladas pelos programas Pronascentes e Pró-Mananciais durantes os últimos anos. A apresentação do combo de sugestões para o Cardápio Ambiental de 2024, também foi ponto de pauta na reunião do Colmeia Patos.

Atualmente, a direção executiva do Colmeia Patos é formada pelos seguintes conselheiros: Geize Soares (presidente), Civuca Costa (vice-presidente), Getúlio Bernardes (secretário) e José Lucilo Duda (tesoureiro). A próxima reunião ordinária do Coletivo Local de Meio Ambiente está marcada para o dia 22 de dezembro, no mesmo horário e local.