A organização Engenheiros Sem Fronteiras Brasil, núcleo de Patos de Minas, apresentou na reunião ordinária do mês de julho do Coletivo Local de Meio Ambiente, projeto de sustentabilidade que prevê o reuso das águas de chuva. O projeto terá como piloto as intervenções de melhoria contemplando cinco escolas do Município. A apresentação foi feita pelo coordenador do ESF em Patos de Minas, o engenheiro civil Nikolas Ribeiro Gontijo.

A reunião do Colmeia Patos ocorreu de forma virtual pela plataforma Microsoft Teams, no dia 21 de julho, de 8h30min às 12 horas, com a discussão e deliberação de importantes ponto de pauta. Ao todo, dezessete conselheiros participaram da live do Coletivo de Meio Ambiente.

A presidente do Colmeia, Geize Carla Soares, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e frisou sobre a importante missão que o Coletivo tem para a preservação e proteção dos recursos hídricos no âmbito do Município, merecendo uma atenção especial dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do Plano de Ações do Coletivo, por meio do Programa Pró-Mananciais e outros projetos previstos na agenda ambiental do Colmeia Patos, ampliada de forma construtiva a cada ano. Geize Soares chamou a atenção também para o momento que se aproxima com a previsão de mais uma crise hídrica, ligada a mudanças climáticas e o período de seca com a propagação de focos de incêndio.

Em seguida, foi aberto o espaço para a manifestação do coordenador da ESF (núcleo Patos de Minas), Nikolas Gontijo para a apresentação do Projeto Recapta. Segundo o coordenador do Engenheiros Sem Fronteiras, o projeto se resume no desenvolvimento de medidas altamente replicáveis, com ações simples e de baixo custo. O projeto prevê dentre outras intervenções a instalação de calhas (com o objetivo de aumentar o aproveitamento hídrico da cobertura das edificações) e a construção de hortas orgânica (com o objetivo de ampliar o impacto educacional nas instituições escolares).

"O Projeto Recapta elaborado pela ESF em Patos de Minas consta de ações em etapas, previstas para ser desenvolvidas no período de 12 meses, com instalações físicas de melhoria em instituições educacionais selecionadas, sendo uma delas na zona rural. O projeto irá impactar cerca de 4 mil alunos e 300 funcionários, além de reduzir gastos públicos e potencializar o uso de recursos naturais. Iremos instalar calhas, sistemas de captação de água de chuva e implantar hortas orgânicas, além de treinamento aos funcionários e a promoção de curso educacional sobre sustentabilidade voltado aos alunos", explica Nikolas Gontijo sobre a metodologia do projeto.

Seguindo os pontos de pauta, a presidente Geize Soares apresentou aos participantes as propostas para a revisão do Estatuto/Regimento Interno do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas, contendo atualizações e alterações de artigos buscando adequações para melhor funcionamento e otimização do órgão ambiental. Após amplo debate, as sugestões aprovadas pela plenária serão novamente apresentadas e aprovadas na próxima reunião do Colmeia.

Foi apresentado pelo secretário do Coletivo, Fernando Corrêa, a nova tecnologia sugerida e prevista no Cardápio Ambiental do Programa Pró-Mananciais, com a construção de cisternas de sistema para captação de água de chuva e a instalação de "caixas ferro cimento" em propriedades rurais atendidas pelo programa em Patos de Minas.

Na oportunidade, os conselheiros cobraram mais uma vez dos representantes da Copasa, de forma incisiva, informações precisas e atualizadas sobre o processo de licitação para a contratação de nova empreiteira responsável pela construção do Centro de Educação Ambiental no Parque Municipal do Mocambo, prevista para o término este ano em Patos de Minas.

A conselheira, bióloga e coordenadora do Programa Pronascentes, Eni Amaral, apresentou um breve relatório sobre o diagnóstico socioambiental na bacia do córrego do Serrote, na região da Baixadinha em Patos de Minas, e exibiu imagens de intervenções da primeira etapa de cercamento de nascentes da microbacia do córrego de Bom Sucesso, no distrito de Bom Sucesso, com o apoio da Codevasf.

Ficou definido que os membros do Colmeia Patos irão avaliar para a identificação de dois importantes projetos ambientais em processo de implantação em Patos de Minas, para a apresentação ao Comitê Ambiental da Copasa/MG para Encontro Regionalizado dos Colmeia's que acontecerá em outubro. As inscrições para o preenchimento do edital se encerram agora em 7 de agosto.

A conselheira Luciana Esteves, representante do IEF, aproveitou o momento para também convocar os integrantes do Colmeia Patos, para o levantamento de ações e projetos de Patos de Minas no setor do meio ambiente, para ser cadastrados até o final de agosto na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) que agrega diversos órgãos ambientais de Minas Gerais.

O vice-presidente do Colmeia, Civuca Costa, cobrou informações dos representantes da Copasa, por meio do Programa Pró-Mananciais, sobre notícia veiculada no dia 15 de julho, em que o município mineiro de Curral de Dentro que conseguiu aprovação de aporte financeiro para a revitalização de uma lagoa importante para o município. E, que Patos de Minas, se tivesse sido comunicado via Colmeia que este tipo de ação é prevista no Cardápio Ambiental do Pró-Mananciais, poder-se-ia ter construído projetos de revitalização de várias lagoas que estão necessitando de intervenções de melhoria e proteção como a Vale do Amanhecer, Vargem Fria e Lagoa do Patão.

Ao final da reunião ordinária do mês de julho do Colmeia Patos, o vice-presidente Civuca Costa, apresentou algumas sugestões para o fortalecimento do Coletivo, para ser avaliadas pelos conselheiros e discutidas nas próximas reuniões do órgão ambiental. Dentre outras propostas, o conselheiro defende: a criação do Portal de Notícias do Colmeia Patos; a aprovação de peça orçamentária (verba de custeio) para a manutenção interna do órgão; a contratação ou parceria com agência publicitária e escritório contábil; a confecção de crachás de identificação dos conselheiros do Coletivo; e o registro do Colmeia Patos em pessoa jurídica com CNPJ para pleitear o direito de ocupar cadeiras nos Comitês de Bacias Hidrográficas, como o CBH PN1 e o CBH SF4 (Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba) e (Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias), respectivamente.

Fonte: Portal Colmeia Patos Comunica