As mulheres negras e da periferia de Patos de Minas que desejam obter melhor capacitação e ficarem mais empoderadas ganharam uma ótima oportunidade. O Coletivo Mada está com inscrições abertas para o evento “Madalenas Também Podem”. A intenção é justamente empoderar mulheres negras e da periferia. Serão diversas oficinas e minicursos que acontecerão no próximo mês. As inscrições se encerrarão no dia 30 de outubro.

De acordo com os organizadores, a iniciativa “Madalenas também podem” surgiu a partir da necessidade de romper a ordem vigente, que excluiu o protagonismo da mulher negra e mulheres de periferia na construção da sociedade brasileira. “O nome Madalena não poderia ser mais simbólico: é um lembrete à história de Madalena Gordiano, mulher negra, empregada doméstica e batalhadora que deu a volta por cima. Acreditamos que, de algum modo, todas somos madalenas”, ressaltaram.

Eles explicaram que o objetivo é capacitar e empoderar mulheres da periferia, para que estas, reconheçam seu poder de mudar a comunidade e dessa forma também mudarem a realidade. “Madalenas também podem ser o que quiserem: podem transformar, podem construir, podem ocupar e podem ser”, enfatizaram.

Serão ofertados minicursos e oficinas gratuitas sobre empreendedorismo, direito do trabalho, direitos e proteção da mulher, autoestima da mulher e etc. Eles serão ministrados por profissionais especializados nas áreas a serem trabalhadas. “Devemos capacitar trabalhadoras informais e/ou possibilitar oportunidade para mulheres em situação de desemprego. Também fomentar iniciativas de mulheres microempreendedoras”, disseram.

As interessadas podem se inscrever no porão do Museu Municipal de Patos de Minas/Dimep ou através do link . As inscrições se encerram no dia 30 de outubro e as oficinas começam no dia 09 de novembro.