A Clínica do Rim do Alto Paranaíba está completando dois anos de atendimentos em Patos de Minas neste mês de agosto. Inicialmente, a unidade atendia apenas convênios e só em maio de 2021 é que passou a receber pacientes pelo SUS. De lá para cá, os avanços foram grandes. A clínica se tornou referência em tratamentos dialíticos em toda a macrorregião. No mês de aniversário, a reportagem do Patos Hoje foi conversar com o médico e diretor clínico Ricardo Borges para entender como foi o processo de criação da Clínica do Rim.

“Foi um desafio jamais visto na nefrologia brasileira, receber de maneira súbita mais de 200 pacientes, ainda mais sem relatórios de transferência como foi o caso” disse ele. O médico falou dos esforços da equipe para criar um serviço eficiente e atender da melhor forma os pacientes da região. “Foram várias noites e madrugadas de trabalho, preparo e treinamento para que tudo ocorresse da melhor forma possível e foi o que aconteceu”, explicou ele.


O diretor da Clínica do Rim também ressaltou os grandes avanços proporcionados aos pacientes. Segundo o médico, todos as pessoas com indicação clínica estão inscritos na lista única de transplante renal do estado e que, em pouco mais de um ano, oito pacientes já realizaram o transplante e não precisam mais do serviço de hemodiálise. Além disso, a fila de espera para confecção de fístula arteriovenosa para hemodiálise, que contava com mais de 50 pacientes, hoje está absolutamente zerada.

Em apenas dois anos, a Clínica do Rim alcançou outros resultados importantes: a menor taxa de mortalidade e a menor taxa de infecção comparadas com a média brasileira. Com estes avanços, a Clínica tem atraído clientes de diversas partes do Brasil. Segundo a assistente social, Ivani Vieira, a Clinica do Rim tem recebido pacientes de várias cidades de MG e de outros estados como DF, São Paulo, Goiás e Bahia.

A criação da Clínica do Rim

A Clínica do Rim nasceu da necessidade de se oferecer um tratamento mais humanizado para os pacientes que precisam da hemodiálise para sobreviver. “Eu idealizei este projeto a partir do pedido de auxílio de várias pessoas que sentiam que precisavam de um atendimento com maior qualidade. O médico ressaltou que a Clínica do Rim tem um tratamento conservador, em que há todo o cuidado na prevenção ao problema renal.

Alerta sofre insuficiência renal

O médico Ricardo Borges alertou que a insuficiência renal é uma doença silenciosa e por isso é preciso ficar atento, principalmente as pessoas maiores de 60 anos, hipertensos e diabéticos. A Clínica do Rim segue oferecendo um tratamento amplo, de qualidade e o mais humanizado possível aos seus pacientes. O médico ressaltou que as máquinas e equipamentos utilizados são os mais modernos do mercado, inclusive com tecnologia alemã. “O nosso tratamento de água é o que oferece a maior segurança aos pacientes pelo fato de ser uma água extremamente pura, mas o nosso diferencial é o lado humano e o acolhimento aos pacientes”.

A Clínica do Rim fica localizada na Avenida Paranaíba, 1157, bairro Brasil e atende pacientes pelo SUS, convênio e particular.

Entre em contato pelos telefones (34)3821 1125 / (34) 999696855 ou pelo Instagram : @clinicadorimdoaltoparanaiba e E-mail: [email protected]



Informe Publicitário