As Prefeituras Municipais de Carmo do Paranaíba e Coromandel publicaram nessa segunda-feira (10) novos decretos com medidas rigorosas para enfrentar a proliferação do coronavírus. Em Coromandel, voltou o toque de recolher das 23h00 até as 5h00. Já em Carmo do Paranaíba, está proibida a venda de bebidas alcoólicas. Os dois decretos começaram a valer a partir desta terça-feira (11).

O prefeito de Coromandel, Fernando Breno, anunciou as novas medidas após um aumento nos números da doença na cidade. O Decreto nº 256 , com vigência a partir desta terça-feira (11), dispõe sobre restrições contra a Covid-19 em todo o município, envolvendo alterações no funcionamento de bares, consumo de bebidas alcoólicas, cultos religiosos, atividades de esportes coletivos e individuais, entre outras.

Dentre o que foi determinado em Coromandel, estão, por exemplo, o toque de recolher das 23h00 até as 5h00; os bares poderão funcionar de segunda a sexta-feira até as 18h00 e com sistema delivery até a 0h00, sendo vedado o consumo de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento após as 18h00; proibido o consumo de bebida alcoólica em espaço público; os cultos religiosos ficam restritos a 30% da capacidade com limite de 50 pessoas; e o uso de máscara é obrigatório em local público com multa de R$200,00 para o infrator.

Já o Prefeito César Caetano de Carmo do Paranaíba também publicou um decreto para conter a propagação do coronavírus. O decreto carmense 6504 também começa a valer nesta terça-feira (11) e vigorará por 14 dias. Ele proíbe por exemplo a realização de eventos públicos e privados com potencial de aglomeração; proíbe de qualquer forma a venda de bebidas alcoólicas com interdição e aplicação de multa em caso de descumprimento; suspende os alvarás de casas de shows, chácaras, eventos, exposições e boates; restringe o horário de funcionamento de restaurantes, churrascarias e etc. dentre outras medidas.

As determinações ainda estabelecem outros protocolos e medidas que devem ser seguidos por todos para evitar a propagação do coronavírus. Especialistas temem que o tempo frio possa contribuir para uma maior proliferação do vírus. A maior parte do Estado de Minas Gerais, bem como Patos de Minas, se encontra na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente que prevê um distanciamento de 3 metros entre as pessoas, 50% da ocupação total do estabelecimento e mais uma série de restrições.