O volume de chuvas que caiu sobre Patos de Minas nessa quinta-feira (11) foi um dos maiores dos últimos anos. Segundo a meteorologia, foram 91 milímetros, sendo 88 milímetros de forma ininterrupta. O grande volume de água causou transtornos na cidade e também na zona rural. Estradas vicinais ficaram intransitáveis.

Na comunidade de Paraíso, produtores rurais tiveram que usar uma junta de tratores para retirar um caminhão que ficou preso no bairro da estrada. Na região de Bonsucesso, moradores também se queixaram das condições das estradas. Caminhões que transportavam leite ficaram presos também na comunidade de Bebedouro das Posses.

No perímetro urbano, o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer uma mulher que ficou presa com o carro em uma rua Alagada. Na rua Santa Rita, no bairro Antônio Caixeta, a enxurrada inundou parte de uma residência. Devido ao acúmulo de água causado por uma obra de terraplanagem existia um risco de deslizamento do talude. O engenheiro da Defesa Civil compareceu ao local e confirmou o risco. A moradora foi desalojada do imóvel.

Na rua Primeiro de Maio, bairro São José Operário, houve deslizamento de parte de um talude oriundo de desaterro com queda de parte de um muro de divisa do terreno. O local ainda se apresentava instável, e por esse motivo foi isolado e sinalizado, sendo que a equipe da Defesa Civil vai realizar novas diligências na data de hoje.

Na Rua São Gotardo com a Rua Rio Grande do Sul, bairro Santa Terezinha, surgiu um buraco na via, próximo a calçada, local com risco de acidente. Equipe compareceu ao local e realizou a sinalização sendo repassado o fato a Prefeitura Municipal.

A previsão da meteorologia é que a sexta-feira (12) também seja chuvosa, com volume de até 32 milímetros, o dobro que estava previsto para ontem. O Corpo de Bombeiros orienta as pessoas a evitarem áreas de alagamento e, para quem mora em área de risco, ficar atento a deslizamentos de encosta. Diante de qualquer risco acione o 193.