
Várias pessoas receberam um certificado de capacitação profissional na tarde desta quarta-feira (04) em Patos de Minas. O certificado foi emitido pelo programa Acessuas Trabalho que capacita jovens e adultos para o mercado de trabalho. O serviço é realizado na cidade através do Centro de Referência da Assistência Social. Na oportunidade, o município lançou o projeto Escola do Trabalho que irá oferecer cursos profissionalizantes aos patenses.
Conseguir emprego nos dias atuais é uma tarefa muito árdua e ter qualificações e estar capacitado são artifícios que facilitam muito a conquista do trabalho. O programa Acessuas realiza esse percurso junto com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 140 jovens e adultos receberam um certificado que os capacitam ao mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora do programa Tathiane Paraíso, há dois anos esse trabalho é realizado na cidade. “Nós estamos desde 2017 trabalhando com esses jovens e adultos com o intuito de inseri-los no mercado de trabalho”.
Ainda de acordo com ela, o curso agrega um grande valor ao currículo de quem o faz. “O Acessuas Trabalho possibilita que a pessoa deixe seu currículo valorizado. Nós temos parcerias com algumas empresas que, sempre que surgem novas vagas, nos contatam e nós encaminhamos nossos alunos”. Tathiane também falou do novo projeto que será implementado pelo município, a Escola do Trabalho. Segundo ela, se trata de cursos profissionalizantes para toda a população. “O intuito é oferecer um curso profissionalizante para as pessoas que queiram se aperfeiçoar em alguma área. Até o momento, nós teremos o curso de artesanato, mas a ampliação já é certa”.
Nós conversamos também com dois alunos que participaram do Acessua Trabalho. De acordo com o Ricardo Rosa e o Deusmar Moreira, o programa contribuiu e muito para suas formações. “Nós aprendemos a nos comportar em uma entrevista de emprego, aprendemos a elaborar um currículo que seja interessante e também a trabalhar em equipe”. Segundo os alunos, foi uma experiência incrível participar do programa.
O evento de entrega de certificados e lançamento do projeto Escola do Trabalho contou com a presença de várias autoridades patenses e também com formandos do curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas. Eles palestraram aos presentes sobre as escolhas profissionais e desafios. De acordo com Túlio Arvelos, aluno do curso, é preciso preparar o jovem para enfrentar as principais escolhas da vida como por exemplo, escolher a profissão que ele irá exercer durante toda a vida. “A vida toda é muito tempo né, e eles precisam encarar isso da melhor forma possível, então nós vamos conversar com eles a respeito do enfrentamento do mercado de trabalho e também das escolhas que eles precisarão fazer profissionalmente”.
O Prefeito José Eustáquio também esteve presente no evento e ressaltou a importância de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho patense. De acordo com o prefeito, a iniciativa desse programa tem o objetivo de aumentar a renda das famílias patenses. “Nós estamos fazendo tudo isso, preocupados com as famílias do município e nosso intuito é de aumentar a renda deles e dar uma melhor condição de vida principalmente para aquelas famílias mais carentes da cidade”.
Para participar do projeto Escola do Trabalho ou Acessua Trabalho é preciso comparecer ao CRÁS mais próximo e realizar sua inscrição. Os organizadores reiteram que são aceitas pessoas de 14 a 59 anos.
Comentário mais curtido:
Povo
Esses Savassy, da na época de política e aparecem loucos querendo voto. Se a lava-jato chegasse nas prefeituras. A copasa é esses políticos iam ver.
Bolsoiola
02/11/2020 08:21Onde tem emprego?
BEIA PRA PREFEITA 2020
02/11/2020 08:21BEIA PRA PREFEITA ano que vem ja . Podem criticar mas ela não foi tão ruim PREFEITA . Fez o prolongamento da Fátima Porto . Fez metade da canalização do córrego do Monjolo da Fátima Porto . Construir a UPA Peluzio mas o infeliz do Pedro Lucas fechou a UPA da MARABA . E o Pedro Lucas deixou muitas dúvidas . Não fez obras nem deu continuidade nas obras .
Só acho
02/11/2020 08:21Infelizmente as pessoas não querem trabalhar,tá certo se vc fez um curso superior vc vai querer trabalhar na sua área,mas muita gente que precisa trabalhar fica querendo escolher serviços aí não encontra msm.Sei que não devemos ser mesquinhos e contentar com o mínimo,mas muitas vezes esse mínimo traz o máximo.E começando por baixo tem mais chances de subir.Parabens ao idealizadores desse programa isso pode ser uma forma boa de ajudar.
Ygor Sanches
02/11/2020 08:21Laranja com vento vai, laranja com vento vem, ser vereadora e querer voltar a ser prefeita não faz mal ao zé ninguém.
Gigi Calve
02/11/2020 08:21Grupo político desse Prefeito já tem gente doida pra dar uma rasteira nele e lançar outro candidato. A laranja na vitrine é uma pista.
Luís Otávio Precci
02/11/2020 08:21Beia JÊNIA Savassi já começa a aparecer mais em eventos? Conseguem sacar 2020 à vista? PUBLIQUEM.
Fã
02/11/2020 08:21Linda milf de laranja.
Povo
02/11/2020 08:21Esses Savassy, da na época de política e aparecem loucos querendo voto. Se a lava-jato chegasse nas prefeituras. A copasa é esses políticos iam ver.
????????????????????????
02/11/2020 08:21UAI, CADÊ OS COMENTÁRIOS? PORQUE OS RETIRARAM?????????????????????????????????????????
PARABÉNS
02/11/2020 08:21PARABÉNS TEM QUE CAPACITAR MESMO, E MUITO, PORQUE CONSEGUIR UM EMPREGO HOJE NÃO É DIFÍCIL. HOJE ESTÁ MUITO MAIS DIFÍCIL PARA O EMPRESÁRIO CONSEGUIR UM EMPREGADO CAPACITADO QUE POSSA EXECUTAR A FUNÇÃO DA VAGA À DISPOSIÇÃO. PODEM FAZER UMA PESQUISAS NAS AGENCIAS DE EMPREGO E VER O QUANTO A PROCURA É GRANDE. PORÉM RARAMENTE ENCONTRAM PESSOAS QUALIFICADAS. OU QUE QUEREM PELO MENOS TRABALHAR.
B6LS6NAR6
02/11/2020 08:21Tem emprego? Claro que não. Só demissões