Pedro Lucas Rodrigues - Prefeito Municipal de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O prefeito Pedro Lucas decidiu fazer um “limpa” na Prefeitura Municipal de Patos de Minas. O chefe do executivo anunciou, de uma só vez, na tarde dessa quarta-feira (23), a demissão de cerca de 90 servidores contratados. A medida vai afetar as mais diferentes áreas da Administração Municipal, mas principalmente a Secretaria de Saúde.

Entre os servidores dispensados pelo prefeito Pedro Lucas, cerca de 80 profissionais estão lotados na Secretaria Municipal de Saúde, a maioria do Programa de Saúde da Família. A informação é de que quase 40 agentes de saúde não terão seus contratos renovados e terão que deixar o serviço público.

A medida também atinge cargos de diretoria. São pelo menos 10 nomes, entre eles o de Vane Pimentel – diretor de patrimônio histórico, Osvaldo de Oliveira Brito – diretor de obras, Mauri Batista – diretor de indústria e comércio, Odair Sanches – diretor de cerimonial e Reginaldo Natil – assessor de desenvolvimento econômico. Todos esses profissionais tinham sido nomeados pelo próprio prefeito Pedro Lucas.

Para as pessoas que foram demitidas a justificativa dada pelo prefeito Pedro Lucas é de que a Prefeitura passa por um momento financeiro complicado e precisa reduzir gastos. E a medida deve ser levada adiante, provocando inclusive a redução de secretarias.

Confira a Nota da Prefeitura Municipal de Patos de Minas emitida nesta quinta-feira (24):

A Prefeitura de Patos de Minas esclarece que devido ao momento crítico econômico-financeiro que atravessa o País, e que diretamente vem afetando Estados e Municípios brasileiros, está havendo a necessidade de medidas de contenção de despesas com a redução do quadro de pessoal.

Apesar da necessidade dos serviços que vinham sendo prestados pelos servidores comissionados, ontem, dia 23, foram exoneradas 11 pessoas que ocupavam cargos comissionados.

O Município, a exemplo de outras Prefeituras, tem buscado aumento de receita, inclusive sendo aprovado recentemente o Programa de Recuperação Fiscal pela Câmara Municipal, que concede uma escala de descontos nos débitos pendentes, na tentativa de diminuir a inadimplência e equilibrar as contas públicas.

A Prefeitura de Patos de Minas ainda adotará outras medidas como cortes de horas extras, telefone, viagens, gratificações, etc.

A administração municipal não descarta também a fusão de Secretarias.

Visando atender as necessidades da Administração Pública haverá acúmulo de cargo comissionados sem remuneração.

Ressaltamos que tais medidas são necessárias e estão sendo realizadas de forma que não prejudiquem o atendimento e os serviços prestados à população de Patos de Minas.”

Autor: Maurício Rocha