Levantamento feito por coordenadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD – mostra que dos 28 soldado-alunos que integram a Escola de Formação de Soldados (EFSd) da 10ª RPM de Patos de Minas, 22 passaram pelo Programa. Os dados comprovam a importância do PROERD em Minas.

A informação foi motivo de alegria na sede da 10ª RPM, em Patos de Minas/MG, durante o encerramento das aulas presenciais da disciplina Direitos Humanos. Há registros, também, de policiais militares que participaram do Proerd nos estados de Goiás e no Distrito Federal.

“Esses dados trazem enorme alegria para a Polícia Militar, a qual parabeniza todos os policiais instrutores do Proerd, bem como os coordenadores do Programa, e ainda o corpo docente e diretores das escolas que abrem suas portas para a Polícia Militar e tanto zelo tem com o programa”, enfatizou o comando da Polícia Militar em Patos de Minas.

Iniciativa

O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983, e atualmente presente em mais de 58 países do mundo.

O objetivo do programa é a prevenção ao uso indevido de drogas e do combate à violência entre jovens. O Proerd é desenvolvido em parceria com as redes estadual, municipal e particular de ensino, quando consiste na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, as 4ª e 6ª séries do ensino fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.

As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por manuais específicos, ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

Ao final do programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, dos diretores/professores e de representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.

Solenidade de entrega simbólica de boinas

A curso de formação de novos soldados da Polícia Militar teve início em fevereiro deste ano. Na última sexta-feira (13), eles participaram da Solenidade de entrega simbólica de Boinas. A entrega foi pelos padrinhos e madrinhas e têm o objetivo de coroar o início da trajetória na carreira policial militar.