A triste tragédia das enchentes que afetam diversos moradores no Rio Grande do Sul revelam o lado bom do ser humano. Na manhã desta sexta-feira (10), cerca de 44 toneladas de doações serão enviadas de Patos de Minas para Brasília, de lá os donativos serão destinados para o Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros enviou nesta quarta-feira (8), a primeira carga com doações que saiu de Patos de Minas. Uma cartinha escrita pelo pequeno Arthur vai junto com um pedido mais que especial.

Devido à grande quantidade de pessoas afetadas no Rio Grande do Sul diversas cidades se mobilizaram para ajudar de alguma maneira. Em Patos de Minas, órgãos públicos e empresas privadas disponibilizam diversos pontos de coletas para quem deseja doar. Os donativos são destinados para a quadra do Cristavo, onde é feita a separação dos alimentos, água potável, roupas e demais doações. Grande quantidade dos donativos vieram de cidades vizinhas de Patos de Minas

A Secretária de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suellen, disse que a prioridades nas doações neste momento são com materiais de limpeza, como: água sanitária, rodos, baldes, buchas e diversos outros.


A quadra está cheia de doações, diversos veículos buscam os donativos nos pontos de coletas várias vezes ao dia. Servidores da Prefeitura, de Órgãos Públicos e funcionários de empresas privadas se voluntariaram na separação e destinação das doações. Dois caminhões com cerca de 22 toneladas, cada, de donativos sairão de Patos de Minas, por volta de 5h desta sexta-feira (10). Os veículos irão para Brasília, onde as doações serão colocadas em aviões da Força Aérea Brasileira e serão destinados para o Rio Grande do Sul.

Além das doações materiais, os caminhões levam esperança e orações, como é o caso da cartinha escrita pelo pequeno Heitor, da cidade de Lagoa Formosa. Ele escreveu a seguinte mensagem: “Senhor meu Deus. Vou fazer um pedido para o Senhor iluminar a vida daquelas pessoas que estão sofrendo no Rio Grande do Sul. O Senhor pode me ajudar? Salvando a vida daquelas pessoas. Eu sei que as pessoas não merecem sofrer então vou deixar um recadinho para vocês: Sou um menino chamado Heitor e doei água para vocês. Que Deus abençoe você!!! Amém.”