Faltando menos de cinco dias para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF – ano base 2013, cerca de 40% dos contribuintes ainda não apresentaram as informações a Receita Federal em Patos de Minas. Quem deixar para o último dia pode enfrentar lentidão e ter problemas no envio da declaração.

Estão obrigadas a apresentar a declaração do Imposto de Renda as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013. A entrega deve ser feita pela internet e, segundo o chefe da agência de Patos de Minas, Juliano Magalhães, o próprio programa disponibilizado pela Receita indica a forma mais adequada para cada contribuinte.

O período de entrega da declaração começou no dia 06 de março e termina as 23h59 do dia 30 de abril. Em Patos de Minas muita gente deixou para a última hora. Até o final da tarde dessa quinta-feira (24), cerca de 40% dos contribuintes ainda não tinham apresentado as informações à receita. A expectativa da agência da receita no município é de receber 24 mil declarações.

Faltando apenas cinco dias para o fim do prazo, cerca de 5 mil contribuintes só na cidade de Patos de Minas ainda terão que fazer a entrega da declaração. De acordo com Juliano Magalhães o prazo não será prorrogado e a multa mínima para quem deixar de apresentar as informações à receita dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74.

A recomendação da Receita Federal é para que as pessoas façam a declaração o mais rápido possível, já que no último dia o sistema pode apresentar lentidão devido ao grande volume de entrega. Mesmo as pessoas que não conseguiram reunir todas as informações devem apresentar a declaração incompleta e depois fazer uma retificação, o que é permitido pela Receita.

Autor: Maurício Rocha