Acontece nesta quarta-feira (13) uma capacitação em manejo clínico de arboviroses para profissionais de saúde. O evento acontece nas microrregiões de saúde de Patos de Minas, João Pinheiro e São Gotardo e é promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas e Secretaria de Estado de Saúde.

O evento “Oficina Macrorregional Sobre Manejo Clínico das Arboviroses” começou às 8h30 e vai até às 16h, no Salão do Júri, bloco N do UNIPAM. O público-alvo são médicos e enfermeiros que atuam na assistência dos casos de arboviroses: “o objetivo desse encontro é capacitar os profissionais da assistência que estão na atenção primária, pronto-atendimentos e hospitais, para a assistência dos pacientes acometidos por arboviroses (dengue, zika e chikungunya). ” Explicou Maíra Lemos de Castro, Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas.

Uma média de 200 profissionais participam de maneira presencial em Patos de Minas, porém segundo Maíra Lemos, já foram emitidos mais de 1700 certificados no curso virtual.


Encontro com Parceiros

Paralelo ao evento sobre Manejo Clínico das Arboviroses, aconteceu pela manhã, o encontro com parceiros da saúde, para debater o cenário epidemiológico das arboviroses. Estiveram presentes representantes do Executivo Municipal, Saúde Privada, educação, meio ambiente, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“Esse momento aqui hoje teve como objetivo sensibilizar os parceiros no combate ao mosquito, para que estejam com a gente durante todo esse processo e também no dia D que acontece no próximo 23 de março. ” Pontuou Maíra Lemos