A partir das 8h00 desta segunda-feira (17), estará aberto o Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19 de Patos de Minas. O local foi estruturado no imóvel do antigo CAPS AD, na Rua Dona Luiza, 710, Bairro Lagoa Grande, para funcionamento 24 horas, todos os dias da semana.

Como no momento há risco de desabastecimento de testes rápidos para detectar a infecção em todo o Brasil, há novas orientações para uso desses produtos. Neste primeiro momento serão testados, A PARTIR DO TERCEIRO DIA DE SINTOMAS, somente: pacientes que tenham maior gravidade de sintomas (dispineia/desconforto respiratório; ou pressão persistente no tórax; ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente; ou coloração azulada de lábios ou rosto); pacientes hospitalizados e cirúrgicos; pessoas no grupo de risco (por exemplo imunossuprimidos ou em tratamento de câncer); gestantes e puérperas (45 dias após o parto); trabalhadores assistenciais da área da saúde; colaboradores de serviços essenciais.

Com a ativação do centro, o objetivo do município é desafogar as USFs e a UPA, que hoje têm sintomáticos respiratórios como o maior público atendido. A partir de amanhã, portanto, o fluxo de atendimento fica da seguinte forma: UPA: continua sendo referência para sintomáticos respiratórios graves; USFs: continua sendo referência para pessoas que apresentam sinais e sintomas leves ou estão assintomáticas. Não haverá oferta de teste rápido nas unidades até que o abastecimento seja normalizado. O diagnóstico será feito pelo médico, que tem autonomia para afastar o paciente por atestado.

Centro de Enfrentamento: referência para pessoas com sinais e sintomas leves e moderados, realizando teste rápido naquelas que se encaixam no grupo prioritário acima citado, SEMPRE A PARTIR DO TERCEIRO DIA DE SINTOMAS. Aquele que não se encaixa nos grupos prioritários será avaliado pelo médico, que tem autonomia para afastá-lo por atestado. Caso o paciente assistido no centro necessite de mais exames ou internação, é encaminhado para a UPA.

Todas as pessoas com sintomas gripais/respiratórios devem cumprir isolamento por pelo menos sete dias, tenham ou não se submetido a teste.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas