A entidade é uma das maiores da América Latina e visa à inclusão social.

A Central Única das Favelas –CUFA- abriu inscrições em Patos de Minas para Projeto de Jiu Jitsu com o professor João Francisco (Pixote). A entidade é uma das maiores da América Latina e visa à inclusão social. As inscrições estão sendo feitas na Praça CEU, situada na Avenida das Paineiras, Bairro Alto da Colina.

A CUFA foi fundada há mais de 20 anos no Rio de Janeiro sendo umas das maiores entidades da América Latina com base em mais de 300 cidades brasileiras  nos 27 estados e em outros 17 países fundada por Celso Athayde no intuito de inclusão social através de esporte, cultura, arte e outros projetos sociais e educacionais.

Em Patos de Minas, a CUFA é dirigida pelo seu coordenador geral Marcos André e seu presidente João Francisco e sua equipe. A entidade ainda não possui sede própria para executar suas oficinas e projetos, mas vem providenciando documentação  necessária para possível concessão de espaço da prefeitura.

Até o momento, a CUFA vem realizando suas atividades em escolas nas periferias e barracões comunitários, fazendo encontros mensais no Parque do Mocambo juntamente com parceiros voltados às famílias. Nesse fim de semana, 31 e 1 de junho, os membros participaram de um encontro em São Paulo em busca de mais  conhecimentos e projetos para a Capital do Milho.

Aconteceu também a grande final da taça das favelas edição São Paulo onde reuniu em torno de 70 mil pessoas no estádio do Pacaembu. A atividade em breve será realizada na cidade de Patos de Minas na edição Taça das Favelas Triângulo Mineiro de Futebol sendo feita uma peneira com atletas entre 14 a 17 anos.

A intenção é formar uma equipe masculina e outra feminina que representará Patos de Minas nas fases seguintes da competição e também nos próximos dias acontecerá o circuito de carrinho de ROLIMÃ, evento também realizado pela CUFA Patos de Minas, quando acontecerá o lançamento do Projeto Meu Bairro em Ação e Projeto Vidas esse que é composto de 25 oficinas dentre elas: Jiu Jitsu, capoeira, informática e manutenção, marcenaria, arte com sucata, dança, musicalização cabeleireiros e outros.

Com relação ao Projeto de Jiu Jitsu, as aulas acontecerão às terças-feiras e quintas-feiras das 19h00 às 20h00, na Praça CEU, na Av. das Paineiras, 154, Bairro Alto da Colina. O telefone para mais informações sobre o Projeto e sobre as inscrições é o (34) 3822 9125.