O feriado de Corpus Christi foi sinônimo de trabalho para os fiéis da Igreja Católica em Patos de Minas. Eles levantaram cedo para preparar as ruas para a passagem da procissão do Corpo de Cristo. Tapetes com desenhos dos símbolos da eucaristia foram confeccionados ao longo do caminho e coloriram a região central da cidade.

O trabalho começou bem cedo. Uma das pistas da avenida Getúlio Vargas teve que ser interditada. Usando serragem colorida, pó de café, sal grosso e materiais recicláveis, os fiéis da Igreja Católica confeccionaram verdadeiras obras de arte. Os tapetes trazem símbolos e desenhos de inspiração religiosa.

O trabalho é feito por voluntários. Cada uma das oito Paróquias presentes em Patos de Minas ficou responsável pela decoração de um trecho do caminho. A Paróquia de Santo Antônio conseguiu reunir dezenas de pessoas. Os jovens da pastoral deram uma contribuição e tanto. Na Paróquia de Santa Terezinha, os integrantes do Grupo de Escoteiros fizeram a diferença.

Muitas crianças também ajudaram na elaboração dos tapetes e elas foram animadas pela presença do boneco missionário Mathias que tem feito sucesso entre o público infantil da Igreja Católica.

A celebração de Corpus Christi foi instituída no século XIII para realçar a presença do Corpo de Cristo no pão consagrado. Nesse dia, os católicos devem comparecer à Igreja. A Santa Missa, na Catedral de Santo Antônio, está marcada para as 16h. Logo em seguida, os fiéis seguem em procissão até a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia.

Autor: Maurício Rocha