O dia 13 de junho é o dia do padroeiro de Patos de Minas, Santo Antônio. Conhecido por muitos de santo casamenteiro, ele é homenageado por toda a igreja católica e milhares de Fiéis. Como de costume, a grande celebração acontece em frente a Catedral na Avenida Getúlio Vargas. Após a celebração, os fiéis saíram em procissão e também irão receber o pão de Santo Antônio. Hoje também é o último dia de movimentação nas barraquinhas instaladas na praça.

A missa acontece do lado de fora da Catedral de Santo Antônio e reúne fiéis de várias paróquias de Patos de Minas. Padroeiro da capital do milho, o santo recebe inúmeros pedidos e agradecimentos de devotos. As comemorações do dia de Santo Antônio reúne jovens, crianças e adultos unidos em depositar sua fé no santo padroeiro.

Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII. Ele morreu em Pádua, onde morreu quando estava com 36 ou 40 anos, não sabendo ao certo sua real idade. Sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer.

O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo, sendo padroeiro de diversas cidades no Brasil. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja franciscana. São Boaventura disse que ele possuía a ciência dos anjos. Hoje é visto como um dos grandes santos do Catolicismo, recebendo larga veneração e sendo o centro de rico folclore.

Santo Antônio é um dos mais honrados nas populares Festas Juninas e diversos costumes folclóricos. A título de exemplo, no Brasil moças que desejam se casar retiram o Menino Jesus de seus braços e só o devolvem quando arrumam casamento. Uma prece especial, os "responsos", são feitas para que ele ajude a encontrar objetos perdidos; no dia de sua festa muitas igrejas distribuem um pão especialmente abençoado, os "pãezinhos de Santo Antônio", guardado em uma lata de mantimentos para que não falte alimento na casa.