O Superintendente Federal do Ministério da Agricultura em Minas, Antônio do Valle Ramos, anunciou na manhã desta terça-feira (22), a aprovação, pelo Ministério da Agricultura, do Projeto de Expansão da Fábrica da Cemil em Patos de Minas. Os investimentos são da ordem de R$ 20 milhões e devem dobrar a capacidade da indústria.


O Projeto prevê a construção de novo laboratório, tanques exotérmicos e planta industrial para beneficiamento do leite. O produto que sai das fazendas da região será concentrado. Este é o primeiro passo para a produção do leite em pó. Com a expansão, a Cemil também vai iniciar a produção de Leite Condensado.


A expansão da fábrica irá aumentar a captação e o processamento de leite de 500 mil litros para 950 mil litros por dia. Com a nova unidade em funcionamento, deverão ser contratados mais 120 trabalhadores e o número de funcionários deverá chegar a 500, com cerca de 2 mil empregos indiretos.


O Projeto de ampliação da Cemil é antigo, mas faltava a aprovação por parte do Ministério da Agricultura. De acordo com Antônio do Valle, a partir de agora, a Central Mineira de Laticínios já tem o aval do Governo Federal para efetivar o processo de ampliação.


De acordo com o Presidente João Bosco Ferreira, a expectativa é de inaugurar as novas instalações até o final de 2010.