Workshop Cemil 2013 ( Foto: Ilustração )
A Central Mineira de Laticínios – CEMIL realiza no dia 10 de outubro mais uma edição do Workshop que vem contribuindo com a melhoria da qualidade do leite que é produzido na região. O encontro tem a parceria das cooperativas Coopatos, Coopa, Comadi e Coopervap e será realizado, desta vez, na cidade de Paracatu. O objetivo é estimular a manutenção da qualidade dos produtos por meio da obtenção de uma matéria-prima de alto padrão como também a disseminar as informações necessárias entre os membros do grupo.

O Workshop Cemil chega à sua 5ª edição e pela primeira vez será realizado fora de Patos de Minas, assumindo, a partir deste ano, um formato itinerante. De acordo com o organizador do encontro, o médico veterinário e coordenador do BPA, Willer Alves, por meio da iniciativa a Cemil poderá conhecer detalhadamente a realidade de cada cooperativa associada, bem como promover uma completa interação entre todos que compõem o grupo, estimulando o intercambio de informações. “Conheceremos as vantagens e as dificuldades de cada região e, assim, poderemos buscar soluções que se adequem às suas necessidades em particular”, constata Willer.

Assim como na edição anterior, o Workshop será direcionado para profissionais técnicos das cooperativas, para produtores, pesquisadores e estudantes universitários de cursos voltados para o agronegócio. Neste ano, o encontro contará com três palestras que abordarão a essência da qualidade. Elas serão ministradas por pesquisadores da Clínica do Leite (USP/ESALQ) e da UFV (Universidade Federal de Viçosa). Os temas a serem abordados no Workshop têm como foco a manutenção dos elevados padrões da qualidade da matéria-prima desde o momento em que ela sai da fazenda até a sua chegada à indústria, bem como os impactos e os prejuízos econômicos da ausência dessa qualidade para todos os membros da cadeia produtiva do leite, em especial aos produtores.

A expectativa é por um público estimado em 500 pessoas. Para participar, os cooperados interessados deverão procurar as cooperativas às quais são filiados (Coopatos, Coopervap, Coopa ou Comadi) para efetivarem a inscrição. A participação será gratuita e as vagas limitadas. Assim, quanto mais rápido o produtor fizer a inscrição, maior será a garantia da sua vaga no encontro. Para mais informações, os cooperados podem entrar em contato com o coordenador do Workshop, Willer Alves, pelos telefones (34) 9975-0338, (34) 3818-1391 ou (34) 3818-3717.

PROGRAMAÇÃO:


09h – Recepção dos convidados
10h – Abertura do Evento
João Bosco Ferreira (Presidente da CEMIL), Cilas Pacheco (Vice-Presidente da CEMIL) e Edmundo de Sá (Presidente da COOPERVAP)
10h20 – Apresentação do CCGC (Consórcio Cooperativo do Grupo CEMIL)
Palestrante: Nidelson Teixeira – Diretor Executivo do CCGC
10h40 – 1º palestra: Raio-X da qualidade do leite do grupo CEMIL/Cooperativas afiliadas
Palestrante: Augusto Cesar Lima (USP/ESALQ – Clínica do Leite)
12h – Almoço
13h – 2º palestra: Microrganismos psicotrófilos no leite e os danos no produto acabado e os prejuízos na indústria
Palestrante: Laysse Junia (Microbiologista – CEMIL)
14h40min – Milk Break
15h – 3ª palestra: Impactos da falta de qualidade na propriedade leiteira, prejuízos econômicos, sanitários e perdas de produtividade
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Fernando Machado (USP/ESALQ – Clínica do Leite)
17h – Encerramento do evento

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cemil