O folder do evento traz uma série de atividades.

Neste mês de outubro a Cemil, Cooperativa Central Mineira de Laticínios, dará uma relevante contribuição para a disseminação da importância da melhoria da qualidade do leite entre os pecuaristas de Patos de Minas e da região. A empresa promoverá no próximo dia 25 de outubro (terça-feira), juntamente com os pesquisadores da Clínica do Leite (ESALQ-USP), o “III Workshop Cemil – Qualidade do Leite”. No decorrer do encontro, que será realizado no Salão de Eventos do Sindicato Rural de Patos de Minas (no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento), professores e pesquisadores renomados conduzirão palestras durante as quais apresentarão técnicas e ferramentas disponíveis no mercado para garantir a qualidade do leite, reduzindo os índices de Contagem Total de Bactérias (CBT ou UFC) e de Contagem de Células Somáticas (CCS).

Segundo o Supervisor de Qualidade Agropecuária, Amado Jésus Silva, diferentemente do que aconteceu nas demais edições do Workshop, nas quais temas relacionados à parte técnica do trabalho com a pecuária foram abordados, este ano o foco será o produtor, na tentativa de ajudá-lo a otimizar as BPAs (Boas Práticas Agropecuárias) na propriedade, que contribuem para a melhoria da qualidade do leite. Para Amado, “tais conhecimentos proporcionarão a prática de ações efetivas por parte dos produtores, visando à melhoria das rotinas diárias que interferem na qualidade da matéria-prima”.

A expectativa é de que o evento atraia um grande número de pecuaristas e de que as informações disseminadas tragam benefícios para todos os membros da cadeia produtiva do Grupo Cemil. Para participar, os cooperados interessados deverão procurar as cooperativas às quais são filiados (Coopatos, Coopervap, Coopa ou Comadi) para efetivarem a inscrição. Lembrando que a locomoção e a participação são gratuitas e as vagas são limitadas, assim, quanto mais rápido o produtor fizer a inscrição, mais rápido ele garantirá a sua participação no evento.

PROGRAMAÇÃO

Dia 25/10/11:

08h40min – Abertura (João Bosco Ferreira e Cílas Pacheco, Ayrton Soares de Melo Jr. /Diretoria Cemil)

09h00min – 1º palestra: Raio-X da Qualidade do grupo CEMIL/Cooperativas afiliadas;

10h15min – Milk Break

10h30min – 2º palestra: Como produzir leite com < 50.000 UFC/mL;

12h00min – Almoço

13h00min – 3º palestra: Protocolo de Redução de CCS do tanque;

15h30min – Milk Break

15h45min – 4º palestra: A interação mastite/homem (comunicação, motivação, treinamento);

18h00min – Confraternização e encerramento do evento.

Fonte: Ascom Cemil