Diretores da Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG, estiveram reunidos na tarde dessa segunda-feira (16) com representantes da Administração Municipal e de órgãos de imprensa dos 27 municípios atendidos pela Regional de Patos de Minas. O encontro aconteceu no salão de convenções do Antares Hotel.

Durante o encontro, os diretores da CEMIG informaram às lideranças municipais os programas e campanhas que são desenvolvidos pela Companhia e os projetos que são realizados em parcerias com os municípios. Claudinei Jeremias de Ávila explicou que os programas de eletrificação urbana e eletrificação rural são realizados em conjunto com as prefeituras.

O anúncio mais aguardado pelos prefeitos presentes à reunião, no entanto, foi a retomada do Programa Luz para Todos. Ronaldo Menucucci, facilitador do Programa no Estado de Minas Gerais, informou que em alguns municípios a instalação de energia elétrica nas propriedades rurais já está acontecendo.

Menicucci explicou que existe uma demanda de aproximadamente 90 mil propriedades rurais no Estado para serem atendidas pelo Programa Luz para Todos. De acordo com ele, todas elas deverão ser atendidas até o final de 2010. Nesta segunda etapa, no entanto, o atendimento deverá acontecer por ordem de espera. “Aqueles produtores que estão a 20, 30 anos esperando serão atendidos primeiro” informou.

Além da parceria com os municípios, nesta segunda etapa, o Programa Luz para Todos terá a participação da Emater. A Empresa de Extensão Rural é que vai cadastrar os produtores rurais. Aqueles que ainda estão na fila deverão procurar os escritórios regionais da EMATER.

As lideranças municipais que participaram do encontro com os diretores da CEMIG voltaram para suas cidades entusiasmados.