As celebrações de Nossa Senhora da Abadia começaram bem cedo em Patos de Minas. A Igreja que leva o nome da Santa na cidade permaneceu cheia desde as primeiras horas da manhã. Para alguns o dia é de prestar homenagens e para outros é o momento do agradecimento.

É o caso da Inês Magalhães. O percurso de escada que leva à imagem de Nossa Senhora da Abadia foi feito de joelhos. Uma forma de agradecer e pagar a promessa feita à padroeira. Maria Inês disse que o irmão estava para fazer uma cirurgia delicada na coluna e conseguiu sair do hospital andando. Ela atribui à padroeira o sucesso da operação.

Ana Paula e Flávio vestiram a pequena Maria Cecília de anjo e também vieram agradecer. Ana conta que estava com dificuldades para engravidar. A mãe pediu por intermédio de Nossa Senhora da Abadia e veio a Maria Cecília, nascendo justamente no mês de agosto. O nome "Maria" é também uma homenagem à mãe de Jesus.

Assim como a Inês, o Flávio e a Ana Paula centenas de fieis lotaram a Igreja de Nossa Senhora da Abadia. Em alguns momentos foi preciso enfrentar filas para chegar até a imagem da padroeira. A Igreja ficou pequena para tanta gente e foi preciso colocar um telão do lado de fora.

As celebrações pelo dia de Nossa Senhora da Abadia vão durar o dia todo, terminando às 16h com procissão e missa campal de frente a Igreja de Nossa Senhora da Abadia.