ICMS, ISSQN, PIS, COFINS, FGTS, IOF, CIDE. Estes são apenas alguns dos impostos cobrados dos consumidores brasileiros pelas três esferas de governo, que fazem os combustíveis ficarem 40% mais caros. O Governo de Minas é o mais ganancioso. No caso da gasolina, o Governo do Estado abocanha 25% com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS. Pra piorar ainda mais, um Projeto de Lei sancionado no mês passado em Minas, altera o ICMS da gasolina no Estado de 25% para 27% a partir de janeiro de 2011.

Para mostrar o absurdo que é cobrado em impostos, a CDL Jovem de Patos de Minas promoveu, pela primeira vez na cidade, o Dia da Liberdade de Impostos. Eles ilustraram a situação dos consumidores usando uma carroça. O cavalo simboliza o consumidor puxando uma carroça carregada de impostos cobrados pelo Governo.

A concentração foi no Posto Petrocentro. Os membros da CDL Jovem pagaram os 40% de impostos que incidem sobre a gasolina e venderam o combustível a R$ 1,50. Três mil litros foram disponibilizados. Uma enorme fila de motos e carros se formou ao longo da avenida Brasil e da rua Major Gote. Teve gente que deixou o carro passar a noite na fila. Para evitar transtornos, os organizadores distribuíram senhas.

O abastecimento começou por volta de 9h da manhã. Os proprietários de veículos que conseguiram pegar a senha estavam satisfeitos e não era para menos. Eles conseguiram uma economia de quase um real por litro de combustível. Os membros da CDL Jovem também fizeram uma avaliação positiva da primeira edição do Dia de Liberdade de Impostos. Ao atrair os consumidores, eles conseguiram mostrar o tamanho da carga tributária que é cobrada no país.