Boletim divulgado pela Prefeitura de Patos de Minas nesta quinta-feira (19) aponta para uma redução nos casos de Covid-19 na cidade. Esta semana, até o momento, foram registrados somente 32 casos positivos. Atualmente, 41 pessoas estão com o vírus ativo.

Outra boa notícia é que dos casos registrados não há nenhum paciente mais grave. Até esta quinta-feira (19) não havia nenhuma pessoa internada, nem em leitos clínicos e nem em UTIs. Por outro lado, três novas mortes foram registrados, elevando para 624 o número de óbitos por Covid-19 em Patos de Minas.

Apesar da situação controlada, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda o uso da máscara, especialmente em ambientes fechados e para grupos de risco (idosos e imunocomprometidos, por exemplo). Não se esqueça também de higienizar as mãos e das demais medidas de higiene.

Quem está com sintomas gripais leves ou moderados deve procurar a a USF de referência para fazer o teste rápido. Em caso de resultado positivo, isole-se por pelo menos sete dias completos após o início dos sintomas (tempo para paciente sem febre e sem o uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas e ausência dos sintomas).

A UPA é preferencialmente para atendimento a casos graves.

Vacinas

A quarta dose está disponível para a faixa etária de 30 anos ou mais, com intervalo mínimo de 4 meses da dose anterior.