Nos últimos anos, a saúde pública em Patos de Minas sofreu perdas importantes, principalmente na chamada alta complexidade. A mais significativa delas, o serviço de cardiologia que era oferecido pelo Hospital Vera Cruz. O tratamento de doenças do coração, inclusive com cirurgias cardíacas para implante de marcapasso e ponte de safena, deixou de ser oferecido há cerca de 4 anos.
Com a tabela do SUS defasada há anos para os serviços de cardiologia e hemodinâmica, a direção do hospital pedia uma complementação dos valores por parte da prefeitura. Sem acordo, o hospital deixou de oferecer os serviços pelo SUS, e os pacientes com problemas cardíacos, que eram atendidos em Patos de Minas, passaram a ser encaminhados para São Sebastião do Paraíso, tendo que viajar mais de 400 quilômetros.
E as perdas foram além. Com o fim da prestação dos serviços de cardiologia e hemodinâmica pelo SUS, Patos de Minas perdeu também leitos de UTI, clínica médica e o serviço de litotripsia, que consiste em implodir ou triturar os cálculos renais e ureterais que se encontram no trato urinário por um sistema a laser.
Patos de Minas perdeu também os serviços laboratoriais que eram oferecidos pelo Laboratório Manoel Dias. E na reorganização do fluxo de atendimento no Hospital Regional Antônio Dias, o pronto-socorro que tinha portas abertas para os patenses passou a ser restrito, com controle feito por serviço de regulação da Superintendência Regional de Saúde. O Hospital é referência para 33 municípios da região e está sempre superlotado.
Mas a maior perda veio com o fechamento do Hospital São Lucas, que há anos vinha sofrendo com a baixa remuneração por parte do SUS. Mais de 60 leitos de UTI adultos e pediátricos deixaram de existir, as gestantes perderam a maternidade, dezenas de leitos de enfermaria foram fechados e o serviço de hemodiálise foi transferido para a Clínica do Rim, mas sem leitos de retaguarda.
O Hospital São Lucas também possibilitava a realização de diversas cirurgias eletivas, além de possuir credenciamento dos serviços de oncologia que são prestados pela Clínica AZ do Noroeste. Esse serviço foi descredenciado pelo SUS e os pacientes de câncer correm risco de ter que buscar tratamento em outras cidades.
Com o fechamento do São Lucas, que causou uma superlotação ainda maior da UPA e do Hospital Regional, as lideranças do município aceleraram o processo de criação da Santa Casa de Misericórdia. O bloco cirúrgico foi inaugurado, e o Ministério da Saúde credenciou 30 leitos de UTI, mas ainda falta muito para recuperar os serviços de saúde que o município perdeu nos últimos anos. Outra proposta é a ampliação do Hospital Regional Antônio Dias.
Questionada sobre as perdas da saúde em Patos de Minas nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Saúde destacou os avanços alcançados ao longo de 2021.
“Mesmo com tantas adversidades, conseguimos alcançar avanços no ano de 2021, como criar a reabilitação cardiopulmonar de pacientes pós-Covid-19 no Centro Especializado em Reabilitação - CER; retomar o serviço de implantação de próteses dentárias; ampliar a equipe multiprofissional e inserir instrutor de ofício em ambos os CAPS; ampliar a equipe médica e multiprofissional da Clínica de Especialidades; terceirizar a gestão administrativa do CEAE para Cisalp, o que aumentou a oferta de serviços. Fizemos também a aquisição de nove ambulâncias para melhorar a frota do TFD.
Também evoluímos em relação às filas de espera na saúde. Zeramos as filas de consulta ginecológica, obstétrica, pediátrica, pneumologia adulto e infantil, mastologia; dos exames de mamografia, tomografia sem contraste, biópsia de próstata, coloproctologia, eletroencefalograma; e cirurgia de catarata. Exames laboratoriais nas USFs que levavam até seis meses para ser marcados, hoje são autorizados na mesma semana. Além disso, estamos com reformas em andamento no Samu, USF Várzea e UPA. E instalamos também um novo Centro de Enfrentamento à Covid-19”.
Além dos avanços na habilitação de novos serviços na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, a expectativa este ano é de que o SAMU Regional finalmente seja implantado. O processo se arrasta há cerca de 8 anos e, finalmente, deverá ser concluído em 2022.
Comentário mais curtido:
Patense
O que Patos perdeu nas gestões das prefeituras nos últimos 20, 30 anos nao ta escrito. Falcão em 1 ano ja fez mais que todos esses velhos que só vivem de política juntos
Boriska
31/01/2022 22:36Boriska 31/01/2022 22:18 Depois daquela foto do Bolsonaro comendo farofa num boteco, eu senti pena dos bolsonaristas, sinceramente!
Zorba, o grego.
31/01/2022 22:3404 de março de 2021 " Nós temos que enfretar os nossos problemas, chega de frescura e de mimimi, vão ficar chorando até quando?." Presid. Bolsonaro. Fonte: Folha. .......x..... 04 de março de 2021 ...x.... "tem idiota que a gente vê nas mídias sociais e na imprensa, né? Vai comprar vacina> Só se for na casa da sua mãe." Presd. Bolsonaro. Fonte: Folha.
Lagoense Lula Feliz
31/01/2022 21:56Patos não tem peso político federal, o Zé Humberto e o Elmiro teimam em querer ser deputado com votos divididos. Eles tinham que entrar num acordo e candidatar somente um deles, senão Patos vai só se afundando políticamente. Só o Dr, Hely não dá conta de trazer a verba que precisamos.
Uai como é que fala
01/02/2022 09:22Rapaz o câncer da saúde pública chama se:Dr Hely
Riala Lula Mafon
31/01/2022 21:42Se o prefeito Falcão quiser entrar na história é focar na Saúde e Educação, são as duas atividades que mais necessita uma comunidade. Soltando o verbo da verdade: Depois do Golpe na presidenta Dilma, o Brasil foi jogado num abismo que parece que não tem fundo, eu tenho pena do Lula entrar nessa enrascada que se chama Brasil.
DUCKS DE MINAS
31/01/2022 21:40Essa ladainha de reforma da USF VARZEA já virou novela .Entra ano e sai ano ,essa casa caindo aos pedaços ,chovendo mais dentro que fora .Foi fazer creche antes de fazer essa suposta reforma .Creche tem uma em cada esquina.
Razão...
31/01/2022 21:38O pior é que essas perdas vão acontecendo, e a população fica de braços cruzados... A maior perda esta por vir, que é a entrega do Hospital Regional para uma OS... O povo tem conhecimento da tragédia que vai ser, e não se manifesta contrário e mais, não apoia os poucos que se propõe a lutar contra essa entrega promovida pelo governador e apoiada pelo prefeito, claramente visível através do silêncio e omissão dele...As coisas vão acontecendo e povo, as vítimas, vão ficando indiferentes...
contador
01/02/2022 08:34Imagino que voce seja funcionario publico do hospital regional, pois do jeito que está esta entidade, como todas as estatais, só atende interesse de quem "trabalha" nelas.
Quincas Borba
31/01/2022 22:38Se privatizar o HRAD, podemos mudar para S. S. do Paraíso.
Uai como é que fala
31/01/2022 19:54Toda hora o patos hoje tá fazendo marketing para o Dr Hely "o amigo do povo" chama ele agora e aborda esse tema da reportagem... chama a raposa velha pra conversar
Lirio
31/01/2022 19:40Infelizmente as perdas são grandes com certeza por interesse político levaram a hemodinâmica para o vera cruz sendo o HSL já tinha toda a estrutura montada, e óbvio que um hospital particular não vai querer ficar com por muito tempo com sus pois tem o particular e convênios que repassam muito mais dinheiro, pois a saúde não e mais uma preocupação com bem está do paciente e sim sua conta bancária, mais infelizmente são pessoas que estão aguardando vaga em São Sebastião do paraíso se a vaga não aparece ficam desesperadas e acabam vendendo ou fazendo empréstimo em banco para quitar o hospital, pois o Regional não consegue resolver quase nada em relação a cardiologia, e pediatria aqui e um lástima as crianças tem fica na sala de emergência, e quantas vezes não tem pediatra naquele hospital.
Patense
31/01/2022 16:33O que Patos perdeu nas gestões das prefeituras nos últimos 20, 30 anos nao ta escrito. Falcão em 1 ano ja fez mais que todos esses velhos que só vivem de política juntos
Paturebasincero
31/01/2022 16:26Agora que tal fazer uma reportagem com as conquistas???
Maria de Deus
31/01/2022 14:44O pior cego é aquele que não que enxergar.
Reflexão
31/01/2022 12:54Política é a arte de politiqueiros fazerem politicagem. E o povo sofre...!