Mais uma iniciativa de reforço às atividades do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética) terá início na próxima semana. Numa ação conjunta da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), 25 extensionistas das regionais Emater-MG de Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas serão capacitados para levar informações mais qualificadas aos produtores beneficiários do programa.

O projeto piloto acontecerá nos dias 30 de junho e 1º de julho, na unidade Verdeminas de Frutal, no Triângulo Mineiro. O curso, que vai abordar temas relativos à raça zebuína, técnicas, manejo e gerenciamento de rebanho, será dividido em uma parte teórica e outra prática. Esta última será exercitada em uma fazenda do município de Frutal, que trabalha com a raça zebuína.

Segundo o gerente regional de Uberaba, Gustavo Laterza, a iniciativa será estendida a outras regiões do Estado. “Já estão programadas capacitações de extensionistas nos municípios de Bambuí, Brasília de Minas, Ponto dos Volantes e Viçosa para o mesmo fim. Falta apenas ajustar a agenda”, informa Gustavo.

As capacitações, de acordo com Laterza, fazem parte da implementação de novas ferramentas para incrementar mais o Pró-Genética. “É importante atualizar os colegas, para que eles tenham informações qualificadas para compartilhar com os produtores. O resultado disso é que haverá uma melhoria nos índices de produção e produtividade do rebanho mineiro. Isso aumenta a produção de leite e carne, o que gera melhoria da renda do produtor”, argumenta.

O gerente da Emater-MG explica ainda que, além das capacitações, previstas na última renovação do convênio do Governo de Minas com a ABCZ, por ocasião da Expozebu 2010, e das já conhecidas feiras de tourinhos, o Pró-Genética conta hoje com um banco de ofertas de animais para venda. O serviço pode ser acessado por meio de um link no site da ABCZ. “É uma ferramenta que permite a consulta de touros registrados. O banco pode ser acessado por qualquer pessoa”, complementa.

O Pró-Genética é um programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), executado pela Emater-MG. O objetivo é melhorar a genética de rebanho bovino por meio do estímulo a aquisição de reprodutores bovinos puros de origem, colocados à venda em feiras ou leilões. As ações do programa são realizadas em parceria com a ABCZ, cooperativas, sindicatos e demais entidades de produtores rurais, além de outros órgãos vinculados à Seapa, como IMA e Epamig.

Os animais comercializados nas feiras do programa têm qualidade genética atestada pela ABCZ. A Emater-MG está apta a orientar os compradores em todo o processo de compra dos touros. Este ano foram realizadas feiras do Pró-Genética em Carneirinhos e Campina Verde, mas o calendário oficial prevê outras em Janaúba (26 de junho), Abaeté (2 de julho), Ponte Nova (17 de julho), Iturama (23 de julho), Mutum (29 de julho), Pratinha (7 de agosto) e Paracatu (7 de agosto), além de leilão virtual no Canal Rural no dia 27 de julho. Confira a programação no portal da Emater-MG: www.emater.mg.gov.br.