Nessa sexta-feira (23), ás 20:30 horas, no Teatro Municipal de Patos de Minas, os amantes da boa música de viola terão a oportunidade de conferir um espetáculo totalmente focado nesse instrumento símbolo da música caipira e regional, com um memorável show do cantor, compositor e instrumentista Aparício Ribeiro.

O cantor vai apresentar músicas brasileiras do gênero caipira/regional, tendo como instrumentos de base a viola caipira de 10 cordas, o violão e o contrabaixo. O repertório vai apresentar canções que falam das belezas da terra, natureza, vida do homem do campo e de temas abstratos - como a felicidade e a saudade. O show vai apresentar a beleza do timbre da viola caipira.

O show terá músicas de autoria própria e de alguns notórios compositores/intérpretes da música caipira, como, Tião Carreiro, Juraíldes da Cruz, Renato Teixeira, Almir Satter, Rolando Boldrin entre outros. O espetáculo, com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos, se reveste de caráter didático/interativo, quando o violeiro procura despertar no público o interesse pela cultura musical da região, expondo a origem e o ritmo desse estilo de música. Durante o espetáculo, ele convida a plateia a cantar com ele as peças conhecidas e criando um ambiente alegre e participativo.

Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do teatro Municipal ao preço de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos de idade. Vale a pena conferir esse espetáculo sucesso de público em Brasília, cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais.

Biografia:

Patense de nascimento, Aparício Ribeiro é músico autodidata. Foi influenciado na infância ouvindo músicas das duplas Nenete e Dorinho, Tonico e Tinoco, e Tião Carreiro e Pardinho. Na época da jovem guarda, tocou baixo elétrico e guitarra e depois transitou pelo repertório da seresta, até finalmente, se fixar na viola caipira.  O violeiro trabalhou como marceneiro, lustrador de móveis e professor de matemática. Em 1973 foi morar na cidade de Brasília após ser admitido via concurso como funcionário do Banco Central onde prestou serviços por 24 anos, até 2001, quando se aposentou e pode se dedicar ainda mais à atividade musical. Em 1993, fundou, com Volmi Batista, o Clube do Violeiro Caipira de Brasília, destinado a preservar e resgatar a música caipira regional e folclórica. Também com Volmi Batista produziu e apresentou, entre 1996 e 2001, o programa "Violas e violeiros", na Rádio cultura FM de Brasília. Gravou de forma independente os CDs "Sonho de violeiros" e "A dança das formigas". Seu primeiro CD foi lançado pela VBS em 2002, com 13 composições de sua autoria e contou com as participações especiais de Alexandre Alves Silva no violão, Milena Tibúrcio, que interpretou a moda campeira "Fazenda Os Pato", e Marcos Mesquita, que interpretou o pagode "A morena e a viola". O disco contou ainda com a participação de João Monteiro da Costa Neto, seu inseparável amigo Cassiano, da dupla Zé Mulato e Cassiano, que tocou violão nas faixas "Coisa boa é...", "Amanhecer na roça", "Conceito de felicidade" e "A morena e a lua". Aparício Ribeiro é um defensor da nossa música e cultura popular e utiliza em suas composições os ritmos caipiras e regionais brasileiros, a exemplo do cateretê, do pagode-de-viola, e da toada, da querumana, do cururu, e do samba-canção.

Fonte: Produção do espetáculo (Bonna Morais)