Embora tenha sido lançado oficialmente no início deste mês, o início de operação do Samu Regional nas cidades da região ainda vai levar um tempo. A estimativa feita pelo secretário de estado da saúde, Fábio Baccheretti, de que o serviço estaria disponível a partir de agosto, pode não se confirmar. A tendência é de que o Samu Regional inicie o funcionamento em setembro.

A base do Samu Regional vai funcionar em Patos de Minas, na sede do antigo Mini Hospital na avenida Marabá, em prédio que ainda está sendo reformado. Além disso, o processo de seleção dos profissionais ainda está acontecendo. O Patos Hoje recebeu relatos de candidatos questionando que foram aprovados, mas não foram chamados.

Camila Matos, secretária executiva do Consórcio CISREUNO, que vai administrar o Samu Regional, informou que os candidatos aprovados na seleção estão sendo chamados de acordo com a necessidade do órgão, sem uma data específica. Ela explicou que 24 candidatos melhores classificados foram chamados para treinamento e, aqueles que se destacarem, vão atuar como multiplicadores, treinando outros candidatos.

A expectativa é de que 300 profissionais sejam convocados para atuarem no SAMU Regional, quando o serviço estiver funcionando em sua plenitude. Camila explicou, no entanto, que a convocação dos aprovados será feita de forma gradativa, de acordo com a necessidade do serviço. O edital do processo seletivo prevê a criação de um cadastro de reserva.

Samu Regional vai atender 33 municípios

O Samu Regional vai atender 33 municípios da região de Patos de Minas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vai contar com base instaladas em 21 cidades, que estarão equipadas com 33 ambulâncias, sendo 7 de suporte avançado e 26 de suporte básico, atendendo a uma população de cerca de 700 mil habitantes.