
A crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus tem afetado não só a vida cotidiana das pessoas, mas também o funcionamento de empresas e negócios no Brasil e no mundo. Um levantamento realizado pelo Sebrae em todo o país, entre os dias 3 e 7 de abril, mostrou que 87,5% dos empreendedores tiveram queda no faturamento mensal com a crise. Entre os 6.080 empreendedores entrevistados, 58,9% interromperam o funcionamento temporariamente do seu negócio, 31% mudaram o funcionamento e 3,5 % decidiram fechar de vez.
Como alternativa à crise, o Sindcomércio Patos de Minas, com apoio do Sebrae Minas, lançou a Campanha #ApoieOComercioPatense. A iniciativa incentiva empresários e empreendedores de micro e pequenas empresas da cidade a se unirem para fortalecer o consumo do comércio local.
A campanha oferece aos comerciantes e empresários patenses a oportunidade de mostrar seus serviços e produtos nas redes sociais do SindComércio. Para participar é preciso cadastrar os dados da empresa no site www.sindcomerciopatos.com.br/apoio , incluindo logo e banner para divulgação. Cada estabelecimento ganhará uma postagem e um stories, que poderão ser compartilhados pelos comerciantes e consumidores, criando uma corrente do bem.
De acordo com o presidente do Sindcomércio Patos de Minas, Eduardo Soares Ferreira, a ideia é valorizar o comércio, os empregos e os empresários locais. “Com o fortalecimento dessa rede, acreditamos que podemos contribuir para a sobrevivência das empresas instaladas no município. Queremos que o dinheiro circule na própria cidade, fazendo com que os empregos sejam mantidos e as empresas fiquem de portas abertas durante e depois da crise”.
Para a analista do Sebrae Minas, Rosânia Lima, a presença digital é fundamental para a sobrevivência das empresas neste momento. “As vendas online podem ajudar a alavancar o comércio e a minimizar os prejuízos. Por isso, a importância e a necessidade de campanhas como esta. Somente com o esforço coletivo e o fortalecimento do comércio local, será possível atravessar essa crise e sobreviver aos desafios da pandemia”, defende Rosânia.
Fonte: Sebrae
Comentário mais curtido:
ue
Os comerciantes de Patos também são muito acomodados, não estudam um projeto de vendas online, não divulgam absolutamente nada nas redes sociais, não vão para as lojas experimentar as roupas para divulgar e querem vender mesmo assim. Quem esta sabendo fazer uma boa propaganda online esta vendendo bastante, em outras cidades esta dando muito certo.
Tomba Lobo
02/11/2020 09:37Esses dirigentes do comércio de Patos são um bando de olho pelado.Os caras se preocupam e mandam prender um velhinho que vende coquinho medicinal na Major Gote ou um vendedor de goiaba.Eu conheço cidades no norte de Minas que na porta dos supermercados senhorinhas aposentadas montam uma banquinha de verduras e os proprietários num tão nem aí. Associações, Sindicatos e Política desde muito tempo estão na mão dos mesmos caras em Patos. Isso é o motivo desse atraso que a cidade vive.Corona vírus é só uma desculpa, a cidade já tá lascada faz é tempo.Vide Moc ou Uberlândia,100 anos luz na frente.Povo de Patos a maioria só paga de bacana.
Jacinto
02/11/2020 09:37Boa iniciativa, se o povo tivesse dinheiro. A crise está nos 4 cantos do país e do mundo e o pouco de dinheiro que ainda resta, os que tem estão guardando para um eventual colapso. Mudando de assunto, mas continuando falando da economia do município, vocês acham necessário furar o olho do comerciante local com impostos e isentar os estrangeiros? Até onde eu sei, nos outros países não existe a mordomia que tem aqui, tipo “ajudar o estrangeiro”, nos outros países tem capital mínimo para investimento e depois dos trâmites legais o estrangeiro tem muitas normas a seguir e inclusive devem pagar impostos como os outros. Deviam mudar esta lei aqui, pois vejo aqui muitos comerciantes locais quebrando e os estrangeiros só crescendo. Um país onde falam que é de todos, vejo esta situação. Lamentável.
Ô meu rei
02/11/2020 09:37Baiano é devagaaaar, é lezaaaaado...
Jk
02/11/2020 09:37Fortalecer como seus idiot@S . A economia tá quebrando , vender roupas , sapatos , Eletros , casas como , de site de sindicato que não liga . Não percebem que povo sem dinheiro não compra nada , sem emprego , devendo . Conversa pra boi dormir . Vcs não tem solução e nem existe , fiquem calados que é melhor .
Verdade
02/11/2020 09:37Cara... se tivesse bão assim não estaria aqui td dia comentando... a vida ai e aqui são totalmente diferentes! Questão de impostos, questão de giro de dinheiro, questão de publico, povo ai na bahia vai na loja e compra sandália de 500,00 divide em 10x no crediário é fica se achando. Aqui em Patos apesar de ter gente metida, povo tem pouco mais de noção não compram desordenadamente igual ai! Violência aí é assustadora!!! Não é lugar de paz que você pode usar seu telefone na rua, sentar numa praça! Uma vida estressante e cansativa!!! Acaba com saúde mental de qualquer um! Então fique ai na sua e não venha com esse discursinho carimbado não que já ta chato!
José Gonçalves Paracatu MG
02/11/2020 09:36Não e so em patos de Minas que o povo atende mau se você vim em Paracatu não vai ser diferente os empregados são todos preguiçoso não gosta de trabalhar mesmo so pensa no salário
Lukinha
02/11/2020 09:36Realmente... Patos errou gravemente. Deriva ter deixado os comércios abertos. Nos outros países isso não impactou em nada. Tanto que nem precisaram fechar durante a quarentena. Acorda povo!! Trabalhar com cuidado e cautela não ta te prevenindo em nada. O VÍRUS NÃO CONTAMINA COM CUIDADO E CAUTELA!! Vcs que tem contato direto com o público lute pelo seu direito de ficar em casa e receber seu pão de cada dia. É obrigação do Estado garantir o mínimo para sobreviver. Vcs estão cobrando das pessoas erradas.
Defensores
02/11/2020 09:36Klklkkkk ,2salarios aonde é quem ganha isso aqui nessa merda de cidades,o povo qui tá vendendo o almoço pra comer a janta! Aqui somos todos explorados,
Defensores
02/11/2020 09:36Mas tb com esses clientes ,a maioria só pescoço nao compra nda ,vai pra lojas bate pernas, q isso q falta de respeito a maioria dos vendedores são comicionario se ele vende ele ganha se nao vender nao ganha .É ganha uma miséria de comisao ,pra fica enxendo linguiça com quem nao quer compra !é nao adianta os vendedores do centro sabe direitinho quem quer compra ,sabe a cara dos fazedores de horas ,já são conhecidos
Maycon
02/11/2020 09:36Quem diria! Logo esse comerciante falando em valorizar o comércio Patense agora. Quando da inauguração do Pátio Central Shopping, ele (empresa dele: Victor) comprou até os materiais elétricos para a montagem da loja deles fora de Patos. Será que valorizam mesmo as empresas de Patos ou está querendo posar de *politicamente correto?*
EMPRESÁRIO NA BAHIA
02/11/2020 09:36Esses comerciantes de PATOS pararam no tempo . Tem pessoas de PATOS com visão que foram embora principalmente pra Bahia para mexer com lojas de calçados a uns 20 anos atrás e hoje tem 50 - 80 - 200 lojas . Pois tinham visão e evoluíram ao contrário dos comerciantes de PATOS .
¬¬
02/11/2020 09:36Passou da hora dessas lojas largar esse crediário próprio 3 arrumar esses boletos pra pagar em qualquer lugar, aí vc quer pagar o carnê e não tem como pq a loja tá fechada e o carne só pode ser pago na loja.
Renatinha
02/11/2020 09:36Fora a demora né? Se fossem honestos pra falar a verdade e dizer que a entrega vai demorar 2 horas beleza, mas fala que em 30 a 40 min... 2 horas depois chega o lanche frio com o hambúrguer artesanal com manteiga taiada.
Mônica
02/11/2020 09:36Ai gente sinceramente, fui comprar um presente numa loja de calçados que começa com P e o vendedor super preguiçoso, pedi pra ele pegar uma sandália pra eu experimentar ele demorou horrores e voltou com a mão vazia dizendo que não tinha meu número. Se fosse bom vendedor teria trago número maior ou outra opção parecida. Eu realmente queria comprar, porém ele não me deu outras opções, depois reclama que cliente pede pra pegar vários produtos e não leva nada.
Lideirinho
02/11/2020 09:36Vai cagar o comércio local os dono de empresa grande so pensa neles tem supervisor diretor e tudo mais elees mesmo não da a cara pra bater eu falo isto porque eu trabalho sim meu patrão so fala que e uma gripe e frescura vai entender em se um de nós funcionários pegar vai passar pra todos os companheiros de serviço ele vai estar na casa dele tem os puxa saco que defende elle né
john
02/11/2020 09:36sim, mantém o grupo de risco em casa, e manda o resto do pessoal ir pra rua, depois levam o vírus pra dentro de casa e pronto. Todo mundo infectado.
Parr
02/11/2020 09:36Patos cidade de gente que atende mau . Lugar que tem mais supermecado que indústria. Povo metido que deve o ano inteiro pra poder ir na festa do milho. Emprego vc consegue só se tiver alguém pra te ajudar. Mulher pra ser contatada precisa só ser atraente não olham pra o lado profissional da pessoa
???
02/11/2020 09:36Também os clientes chegam com falta de respeito, tem uns com nariz empinado que parece nem ter umbigo.
IGorRR
02/11/2020 09:36mais de 150 empresas ja fecharam em patos de minas, varias outras estão demitindo.. e vai ficar pior... FIQUEM EM CASA... antes opção agora e sem trabalho mesmo...
Não sei
02/11/2020 09:36O problema também é que os preços continuam no mesmo valor, o que adianta vender online e não fazer promoção outra cobrar taxa de entrega achou um.absurdo. outro ponto cadê alguma solução ora tirar os juros e multas das contas que venceram nessa quarentena o povo tá muito sem noção cada um querendo furar o olho um do outro.
Geraldo
02/11/2020 09:36Critico,, vc tem razão na maioria das coisas de que disse...mas, em uma esta por fora..CHINESES PAGAM IMPOSTO SIM, SÓ QUE O,OOOOO1 DO QUE OS BRASILEIRO PAGAM. É UMA VERGONHA O IMPOSTO QUE ELES PAGAM NA ENTRADA DE SEUS PRODUTOS.
...
02/11/2020 09:36Segundo o sindicomercio sabendo de dia 21 o comércio em geral vai abrir, para compensar os dias que ninguém trabalhou, incluindo os outros feriados ao decorrer do ano. Porém já tem muitos funcionários de lojas estão querendo entrar na justiça contra o sindicomercio por trabalhar ao feriados, acho justo em entrar na justiça sim.
GERALDO
02/11/2020 09:36Maria, vc tem razão, como outros tantos, entraram nesta firma, MAGAZINE LUIZA, QUE METE A MÃO MESMO, ANTO QUE ELA ESTA TENDO UM PROCESSO PELO PROCOM NACIONAL POR COBRANÇA ILEGAL. EU ESTOU TENTANDO CORTAR MEU CARTÃO DESTA MALDITA FIRMA E NÃO ESTOU CONSEGUINDO, ELES NÃO TE ATENDEM E DEPOIS METEM A MÃO NAS TAXAS, TEM UM TAXA QUE ELES COBRA $ 5,50 COBRADA COMO TAXA DE ENVIO MENSAGEM AUTOMATICA....É ROUBO. FORA TAXA DE ANUIDADE COBRADA MENSAL, EU ESTOU TENTANDO SAIR...MAGAZINE LUIZA....CUIDADO....
PESUJO
02/11/2020 09:36POIS O CASTIGO VEIO A CAVALO......EM CIMA DAS PESSOAS GANACIOSAS...NAO ESTAO NEM AI COM O PROXIMO..... :alien:
lobo solitário
02/11/2020 09:36A gente até tenta ajudar, mas os empresários não ajudam. Vc pede uma comida e te cobram horrores de taxa de entrega, tipo, subiu 3 reais durante a pandemia. Depois ficam ai chorando na imprensa. Hipócritas.
MOTORISTA TIO PATINHAS
02/11/2020 09:36pio qui e verdadi mesmu o povo nem ta saino de casa
CLIENTE
02/11/2020 09:36TEM VENDEDOR NESSAS LOJAS DA CIDADE QUE SE SENTE O DONO, MAS UM DONO FALIDO! PORQUE A FALTA DE EDUCACÃO É TAO GRANDE QUE DEVERIA PERDER O INPREHO ATÉ APRENDER A TRABALHAR.
CRITICO
02/11/2020 09:36Tenho visto critica aos comercios intalados na Major Gote (Chineses). São trabalhadores e tem familia igual aos outros, paga impostos sim conforme norma estadual (cupom ECF) paga alugueis altos, e tem muita variedades. A maioria dos outros tambem compram em São Paulo e Goiania pra revender em Patos pois se não iriam uma media 10 ônibus por semana SP e 07 pra Goiania. Todos estão no mesmo barco e criatividade e o reinventar que vai ser solução. Ex...Comprava em Padaria e hoje os produtos que minha vizinha vende e muito mais saboroso, preço justo alem sustentar sua família e curtir uma quarentena trabalhando. Tem muitas lanchonetes que se acomodaram, precos subiram e cobram taxa entrega enquanto outros tem feito vendas com preço justo sem taxa (vende 10 x mais) e assim pizarias etc...
Sandra
02/11/2020 09:36Na verdade são em maioria pessoas paradas no tempo, acham que tecnologia é balela, sendo que poderiam muito bem alavancar seus negócios. Vi comércio fechar sem ao menos tentar um segundo plano. Abram suas mentes pra tecnologia galera, ela ajuda e muito.
Paulo
02/11/2020 09:36Na verdade estamos é f...dos, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Cliente
02/11/2020 09:36Talvez isso para o funcionários de comércio sirva para alguma coisa, para que possam ser mais educados e humildes, acho que todo mundo uma vez na vida principalmente em loja de roupa já foi mal atendido ou ignorado ao entrar em uma loja... Não todos é claro mas a maioria de funcionários acham que quando entra um cliente na loja que faz cara ruim atende com ma vontade achando que está é fazendo favor. Sei que não é o caso mas que esse medo de ficar desempregado sirva para acabar com a arrogância de muita gente que não dá valor no seu emprego. Por que procura tanto quando tem não dá valor.
Roberto
02/11/2020 09:36Tem que deixar o comércio trabalhar de volta, o mais urgente possível. Quem reclama que tem emprego ruim e ganha só 2 salários, vai custar a arrumar outro emprego pior para ganhar 1 salário se esta quarentena continuar. A situação em Patos é muito preocupante, pois a maioria dos empregadores são negócios diversos pequenininhos.
Cliente
02/11/2020 09:36Talvez isso para o funcionários de comércio sirva para alguma coisa, para que possam ser mais educados e humildes, acho que todo mundo uma vez na vida principalmente em loja de roupa já foi mal atendido ou ignorado ao entrar em uma loja... Não todos é claro mas a maioria de funcionários acham que quando entra um cliente na loja que faz cara ruim atende com ma vontade achando que está é fazendo favor. Sei que não é o caso mas que esse medo de ficar desempregado sirva para acabar com a arrogância de muita gente que não dá valor no seu emprego. Por que procura tanto quando tem não dá valor.
Preocupado
02/11/2020 09:36A prefeitura de Patos de Minas errou gravemente em fechar os comércios e indústria s de Patos de Minas bastava proibir jogos de futebol e bailes e exigir em lugares fechados uso de máscaras e lavagem das mãos . E fechar escolas . Agora o erro vai causar graves prejuízos a cidade tanto em impostos e empregos o país não aguenta mais um mês desse jeito acordem políticos . E quem é do grupo de risco era só ficar em casa deveria ter feito um estudo de impacto econômico primeiro afobaram .
Realista
02/11/2020 09:36A prefeitura de Patos não tem interesse de trazer grandes industrias para cidade. Para movimentar o mercado e fortalecer o comércio fugindo do âmbito do coronavírus. Na opinião do povo se começar a vir grandes industrias para Patos quem vai perder com isso. Antigos e velho coronéis.
ue
02/11/2020 09:36Os comerciantes de Patos também são muito acomodados, não estudam um projeto de vendas online, não divulgam absolutamente nada nas redes sociais, não vão para as lojas experimentar as roupas para divulgar e querem vender mesmo assim. Quem esta sabendo fazer uma boa propaganda online esta vendendo bastante, em outras cidades esta dando muito certo.