
Janeiro é o mês de cuidar da saúde mental. Em Patos de Minas, a Associação Amor Exigente em parceria com o grupo Mãos que Ajudam e com psicólogos da cidade desenvolve diversas ações de conscientização da população. Nesse final de semana foram realizadas blitz no centro da cidade e atividades educativas no Parque Municipal do Mocambo.
É a Campanha Janeiro Branco, criada em 2014, para evidenciar temas relacionados à saúde mental. Para os psicólogos, a saúde mental não está associada somente às doenças mentais. Uma boa qualidade de vida, que abrange relacionamento familiar e social, trabalho e comportamento no dia-a-dia são fatores que determinam uma boa saúde mental.
Segundo Wilson Papala, coordenador do Programa Amor Exigente, a qualidade de vida que vai determinar uma boa saúde mental, está baseada em quatro pilares, que são o amor próprio e controle emocional, convívio familiar e o trabalho e controle das finanças. “A gente quer prevenir a saúde mental analisando seus aspectos e sintomas”, explicou.
Durante as atividades, os profissionais também dão dicas para ter uma boa qualidade de vida. Segundo os profissionais da psicologia, tirar um tempo para o lazer, cultivar boas relações, praticar esportes, fazer uma alimentação saudável, dormir bem, se valorizar, se cuidar e se amar, buscar a capacitação profissional e administrar bem as finanças são fatores que poderão garantir uma boa saúde mental no futuro.
No próximo dia 29, o Programa Amor Exigente vai promover um grande encontro na Câmara Municipal de Patos de Minas para falar sobre saúde mental. O Seminário vai acontecer no período de 19h às 21h e a entrada é aberta ao público.
Comentário mais curtido:
um patense
REALIDADE, também concordo em parte com você. De fato, tratamento psicológico e psiquiátrico, no Brasil em crise e caminhando para a miséria, é de certa forma "luxo", no sentido de que é uma despesa que poucos tem condições financeiras de arcar. É também necessário prevenir as doenças mentais, sobretudo entre as populações mais vuneraveis e carentes financeiramente. Por isso, também é preciso que o governo gaste mais dinheiro com saúde pública mental.
Patos
01/11/2020 13:54Parabéns pelo trabalho e esforço! Patos precisa de ajuda. Não é a toa que o número de.suicidios cresce assustadoramente. Sofrimento e coisa séria
Janeiro Branco
01/11/2020 13:54O julgamento sem conhecimento! O evento foi aberto à população, sem fins lucrativos justamente para atender a qualquer pessoa que precisasse de ter um pouco mais de informações ou simplesmente ser ouvida naquele instante! Posso garantir que ali, nada foi feito para promover algum político. Olhar para todos. Cuidar de quem precisa. Psicoeducação para a sociedade como um todo. Espero ter ajudado uma pessoa. Se eu tiver conseguido, já valeu, consegui alcançar o que propomos com a campanha!
Adélia
01/11/2020 13:54Temos instituições que fazem atendimento gratuito!
Adélia
01/11/2020 13:54Um evento totalmente sem fins lucrativos e com apoio de empresas oferencendo lanche gratuito, foi um evento genuíno! Devemos saber do que se trata para depois criticar!
Anti-políticos oportunistas
01/11/2020 13:53O problema desses políticos é que eles não se interessam verdadeiramente pelo bem-estar e pela saúde mental das pessoas que sofrem de algum doença mental. Eu acredito que existam algumas poucas exceções, mas a maioria não se importa com o sofrimento dos doentes mentais.
Anti-políticos oportunistas
01/11/2020 13:53Falou e disse!
Vamos separar o joio do trigo, gente!
01/11/2020 13:53O movimento é muito interessante. Mas tudo que mistura com político aqui eu desanimo geral. Tem que correr com esses políticos aproveitadores. O movimento só perde com a presença de político. O povo tá com nojo dessa raça.
Xô, Parasita!
01/11/2020 13:53Esses parasitas da política poluem todos os eventos daqui de Patos! Ficam atrás de votos igual urubu atrás de carniça.
Não reeleja ninguém nas próximas eleições!
01/11/2020 13:53Sempre tem que ter um político papagaio de pirata na foto, atrás de votos. O povo tem que ficar esperto e correr com esse tipo de gente. Exploradores em causa própria. Dá nojo ver esse povo!
um patense
01/11/2020 13:53REALIDADE, discordo da primeira parte do seu comentário e concordo com a segundo. Explico os porquês. O fato de alguém não ter capacidade para suportar frustrações, isso é um dos sintomas de doença mental. É claro que cada caso é um caso e nem todo mundo que tem uma incapacidade de suportar frustrações sofre de algum doença/transtorno mental. No entanto, repito um dos sintomas de uma doença mental é a incapacidade de suportar frustrações. Quanto às populações vulneráveis, de fato, essas populações precisam de ajuda, as situações de desemprego, ambiente social insalubre ou de risco, uso de drogas também são fatores que destroem a saúde mental das pessoas. O governo precisa ajudar mais as populações vulneráveis e dar mais atenção a políticas públicas de saúde mental.
um patense
01/11/2020 13:53REALIDADE, também concordo em parte com você. De fato, tratamento psicológico e psiquiátrico, no Brasil em crise e caminhando para a miséria, é de certa forma "luxo", no sentido de que é uma despesa que poucos tem condições financeiras de arcar. É também necessário prevenir as doenças mentais, sobretudo entre as populações mais vuneraveis e carentes financeiramente. Por isso, também é preciso que o governo gaste mais dinheiro com saúde pública mental.
REALIDADE
01/11/2020 13:53PATENSE Concordo com você em parte. Mas diante da realidade em que vivemos psiquiatria e psicologia não garantem saúde mental por si só...tomar remédio não é solução para os problemas de muita gente e terapia em consultório desconsiderando a realidade das pessoas também não...voce direcionou o olhar para quem tem casa, emprego ou mesmo supemprego, familia... classe média!!! E aquele que vive em condições sub-humanas???Esse deveria ser mais o foco do Janeiro Branco aqui em Patos... e Brasilll Garantir a Constituição de 1988 pode ser mais relevante do que tratamentos pouco efetivos e muitas vezes paliativos depois que a desgraça está instalada... Remédio também pode ser droga!!!!
REALIDADE
01/11/2020 13:53Muito interessante o movimento... Mas temos que pensar que mais importante que " cultivar boas relações" e saber enfrentar a convivência com pessoas de difícil convivência principalmente dentro da família né??? O mundo não é cor de rosa e de boas relações sempre... e justamente esse limiar baixo a frustração é que faz com que as pessoas adoeçam... qualquer conflito interpessoal já deprimem... Outra coisa: alimentação saudável é importante mas lembremos que muitas pessoas não tem nem o que comer né ou possuem muitas dificuldades socais??? E ai??? A mesma coisa" buscar a capacitação profissional"... Onde?? Cade emprego??? Se a pessoa ainda é usuária de drogas ou tem depressão então... Dessa forma, precisamos pensar o Janeiro Branco no âmbito de populações vulneráveis que não dorme, não comem, vivem no meio do tiro, sem oportunidade de trabalho e capacitação...O que fazer??? Realidade já!!!
um patense
01/11/2020 13:53Precisa mesmo fazer esse tipo de campanha. O estilo de vida moderno, cada vez mais frenético, competitivo e estressante, favorece o surgimento de doenças mentais. Muito bom que esse tema vai ser levado à Câmara Municipal. Os políticos também precisam se conscientizar da importância do tratamento de saúde, seja psicológico, seja psiquiátrico, para o bem estar das pessoas portadoras de alguma doença mental. É também importante combater o preconceito da sociedade em relação aos doentes mentais.