Começa na próxima segunda-feira (04), a Campanha de Vacinação contra a Influenza em todo o Estado de Minas Gerais. As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde, mas ao contrário da vacina contra a Covid-19, não são todas as pessoas que tem direito a imunização. Este ano, a campanha será realizada em duas etapas.

Primeira etapa – 04 a 30/4

- Idosos com 60 anos ou mais;

- Trabalhadores da saúde;

Segunda etapa - de 2/5 a 3/6

- Crianças (6 meses a menores de 5 anos);

- Gestantes e puérperas;

- Povos indígenas;

- Professores;

- Pessoas com comorbidades;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores Portuários;

- Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. A vacina é gratuita e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado. A estimativa é que 8.299.488 pessoas estejam incluídas nos grupos prioritários em todo o Estado.

O dia D de mobilização nacional está marcado para 30 de abril. Nesta data, as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) também devem ser imunizadas.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, mesmo quem se imunizou contra Influenza em 2021 e faz parte dos grupos prioritários da campanha deste ano deve tomar a vacina novamente.

Ocorrências em Minas

Em 2021 foram notificados 362 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e 47 óbitos. Em 2022, até o momento, são 341 casos notificados da doença e 56 óbitos. A SES-MG reforça que os dados são parciais e sujeitos à alteração.