Reunião da Câmara Municipal de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A pressão feita pelos patenses deu resultado. Em reunião ordinária na tarde dessa quinta-feira (05), os vereadores rejeitaram o auxílio financeiro para as princesas do milho e ainda aprovaram a proposta do vereador João Bosco de Castro Borges para por fim ao benefício que era concedido à rainha do milho desde 1997.

Pela proposta, a Rainha Nacional do Milho receberia R$ 4.160,00 e as Princesas do Milho passariam a receber R$ 2.750,00. O dinheiro deveria ser usado ao longo do ano para custearem despesas com vestuário, viagem, hospedagem e alimentação, ao representarem a cidade, durante os seus mandatos.

A proposta do Executivo Municipal de ampliar o auxilio financeiro que é dado a Rainha também para as Princesas do Milho gerou grande repercussão. A aprovação em primeiro turno provocou a reação da população, principalmente na internet. Somente o Patos Hoje recebeu mais de 100 comentários sobre o assunto, a grande maioria contrária à concessão do benefício.

O Projeto ficou sob vistas do vereador José Lucilo, mas foi levado a votação em segundo turno na tarde dessa quinta-feira e foi rejeitado por 9 votos a 5. Os vereadores também aprovaram, pelo mesmo número de votos, a proposta do vereador João Bosco de Castro Borges de por fim ao auxílio que era concedido à Rainha Nacional do Milho.

Na Justificativa o vereador Bosquinho explicou que as leis que preveem a concessão de auxílio financeiro à Rainha Nacional do Milho, não atendem o interesse público primário. Segundo ele, a Festa Nacional do Milho, nos últimos anos, vem sofrendo verdadeiro processo de mercantilização em prol dos interesses do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. “Porquanto esse é dever e responsabilidade do órgão classista que aufere os benefícios econômicos”, explicou o parlamentar.

Fim do auxílio à Rainha e rejeição ao auxílio às Princesas: aprovado por 9 votos a 5

João Bosco de Castro Borges (Bosquinho), Lindomar Francisco Tavares, Vicente de Paula Sousa,  David Antônio Sanches (David Balla), Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Braz Paulo de Oliveira Júnior, Otaviano Marques de  Amorim, José Osmar de Castro (Guiguim) e José Carlos da Silva (Carlito).

Votos contrários dos vereadores: Itamar André dos Santos, José Lucilo da Silva Júlio (Duda), João Batista Gonçalves (Cabo Batista), Edimê Erlinda de Lima Avelar e Valdir Reis de Jesus.

Abstenção dos vereadores: Antônio Ferreira da Rocha (Tonhão da Copasa) e Lásaro Borges de Oliveira.

Autor: Maurício Rocha