Em comemoração do aniversário de 130 anos de Patos de Minas, a Câmara Municipal de Patos de Minas outorgou, durante sessão solene realizada na noite dessa terça-feira (17/5), o Título Honorífico de Cidadão Patense a 14 personalidades de destaque no Município. A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal “Leão de Formosa”, importante patrimônio histórico e cultural de Patos de Minas.

O Título Honorífico de Cidadão Patense, previsto no art. 68, inciso XXIV (24), da Lei Orgânica Municipal e outorgado por meio de Decreto Legislativo aprovado pelos vereadores, é concedido à pessoa não natural de Patos de Minas, mediante proposta aprovada por dois terços dos membros da Câmara, que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao Município, se destacando pela atuação exemplar na vida pública e particular ou que desenvolva ações voltadas para o interesse comum da sociedade patense.

Na oportunidade, o resumo do histórico de vida de cada homenageado foi lido e fortemente aplaudido por todos os presentes. A honraria, portanto, é justa e merecida a pessoas não nascidas em Patos de Minas, que adotaram o Município e nele se destacam, gerando desenvolvimento e mais qualidade de vida à comunidade. Conheça um pouco mais do histórico de vida de cada agraciado acessando o arquivo anexo.

Outro destaque do evento foi a participação da Banda de Música da 10ª Região de Polícia Militar, que executou repertórios clássicos antes do início da cerimônia bem como os Hinos Nacional e de Patos de Minas.

“O Título Honorífico de Cidadão Patense tem a missão honrosa de abraçar e adotar oficialmente pessoas que, embora não tenham nascido em Patos de Minas, devotam suas ações pelo progresso e desenvolvimento da nossa comunidade. Personalidades essas que vêm crescendo com solidez e idoneidade, elevando o nome do nosso Município e agregando valores importantes na vida de muitos concidadãos”, reforçou o vereador/presidente Ezequiel Macedo.

Na oportunidade, falou como representante do Executivo Municipal a vice-prefeita de Patos de Minas, Sangra Gomes. Como representante dos homenageados, falaram os senhores Hallisson Ramos Leal e José Rafael Monteiro. Para finalizar os pronunciamentos, discursou como representante da Câmara Municipal de Patos de Minas, o presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo Galvão. Todos os oradores destacaram a importância da honraria e, sobretudo, a contribuição de cada agraciado para o crescimento e elevação de Patos de Minas em âmbito municipal, estadual e regional.

Confira o resumo do histórico de vida de cada agraciado da noite:

1. Divino Luiz da Silva - autor da homenagem, vereador Itamar André dos Santos.

Natural de Coromandel, Divino Luiz da Silva é filho de José Francisco da Silva e Luzia Gonçalves da Silva, casado com Rosângela Gonçalves da Silva, e tem dois filhos: Ana Victoria e Wellington Duarte. Formado em Técnico em Eletrônica, ele iniciou sua trajetória profissional na CTBC; depois, fundou a empresa Telepatos; e iniciou-se, em 2014, no ramo de farmácia em Vazante-MG, passando a dividir sua residência entre os municípios de Vazante e Patos de Minas.

Além disso, com faculdade de Administração de Empresas e Direito, o homenageado atua como advogado nas causas próprias, além de exercer as atividades de comerciante, pequeno pecuarista e construtor civil. Candidato a vereador em Patos de Minas em 1996, 2000 e 2014, foi suplente a vereador em 1996 e 2000, e também teve uma curta passagem bem-sucedida, como presidente da URT, clube do coração.

Atualmente, Divino já não tem mais pretensão política, mas mantém grandes laços de amizades em Patos de Minas e outras cidades da região, estando em plena saúde com a graça de Deus, e aberto a buscar novos desafios, tanto nas atividades sociais, como nos empreendimentos no setor privado. E, assim, pelos seus relevantes serviços prestados em nosso município, especialmente na área comercial, de telecomunicação, política, construção civil, esporte e produção rural, Divino Luiz da Silva está sendo condecorado, neste momento, com a honraria de Título Honorífico de Cidadão Patense.

2. Guilherme Bohn Kober - autor da homenagem, vereador Daniel Amorim Gomes – Professor Daniel.

Nascido em Porto Alegre – RS, Guilherme Bohn Kober, é filho único de Nalvi Paulo Finger Kober e Neli Clarice Kober, e pai de Pedro, que lhe trouxe novas perspectivas, possibilitando-lhe exercer o dom da paternidade com muito amor.

Pessoa de grande referência para quem o conhece, Guilherme passou a residir em Patos de Minas no ano de 1992, quando sua família veio para esta cidade, onde atuam, desde então, no ramo do agronegócio, atividade em que participa ativamente desde a adolescência. Com graduação incompleta no curso de Psicologia do UNIPAM, os conhecimentos adquiridos no curso têm sido de grande relevância para sua atuação dentro da empresa Redemaq, fazendo com que os profissionais trabalhem mais satisfeitos e engajados, impactando positivamente nas metas de negócio da companhia, que, há mais de 60 anos, trabalha ao lado do produtor rural, e, há mais de 50 anos, representa a tradicional marca Massey Ferguson.

Sua contribuição foi fundamental para a conquista do 1º lugar no Programa Dealer Excellence da AGCO, dentre as 63 concessionárias Massey Ferguson de todo Brasil nas duas últimas edições – 2020 e 2021. Portanto, Guilherme Bohn Kober está sendo condecorado, neste momento, com o Título Honorífico de Cidadão Patense como forma de reconhecimento do Poder Legislativo pelos seus relevantes serviços em nosso Município, despontando, inclusive, Patos de Minas no cenário nacional.

3. Hallisson Ramos Leal – autor da homenagem - vereador José Eustáquio de Faria Junior

Natural de Montes Claros – MG, Hallisson Ramos Leal é casado, há 14 anos, com Ana Paula Soares Ferreira Leal, e tem 2 filhos, Thiago e Vivian. Ele residiu em Patrocínio – MG no período de 2000 a 2004, onde cursou faculdade de Fisioterapia na UNICERP; morou no estado do Paraná juntamente com a sua esposa; e, desde o ano de 2015, reside, com a esposa e filhos, em Patos de Minas.

Fisioterapeuta há 18 anos, Hallisson atuou como Fisioterapeuta Respiratório em UTI Adulto (sua especialidade) nos hospitais São Lucas, Imaculada Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Regional Antônio Dias, Hospital de Campanha da Prefeitura Municipal e, atualmente, atua na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. Atua também, junto a sua esposa Ana Paula, como empresário no ramo de Home Care, empresa que presta atendimento na área da saúde a pacientes idosos e pacientes acamados nos domicílios. Hoje a sua empresa “Viva bem – Assistência em saúde domiciliar” é uma das principais empresas parceira da Unimed Patos de Minas em assistência de saúde domiciliar. Além disso, Halisson ingressou em 2017, sob convite, ao Lions Clube de Patos de Minas Centro, onde atualmente ocupa o cargo de presidente.

No Lions Clube, o homenageado coordena ações como empréstimos de equipamentos ortopédicos/hospitalares a famílias de baixa renda; doações de cestas básicas; doações de fraldas geriátricas à população de baixa renda e a instituições de longa permanência, como Vila Padre Alaor; doação de consultas oftalmológicas e óculos, se necessário, a adultos e crianças; inclusão da população de baixa renda nos cursos profissionalizantes gratuitos de manicure/pedicure, e de corte e costura realizados na sede do Lions Centro, dentre outros. Por tudo isso, Hallisson Ramos Leal é exímio merecedor desta honraria de Título Honorífico de Cidadão Patense, que ora recebe da Câmara Municipal de Patos de Minas.

4. João Bosco de Castro Borges - autor da homenagem, vereador Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL.

Nascido em Carmo do Paranaíba, João Bosco de Castro Borges, popular Bosquinho, é casado com Silene e pai de 2 filhos, Gabriel e Ernesto. Aos 13 anos de idade, veio, juntamente com sua grande família, para Patos de Minas. Seus pais, Sô Tião e Dona Fia, pessoas de uma simplicidade ímpar, o fizeram ter sonhos. Por outro lado, Bosquinho não fugiu à regra de milhões de crianças pobres do Brasil: foi engraxate ao lado do Café Cremoso; vendedor de picolés; camelô; porteiro e datilógrafo da Rádio Clube; instrutor de atividades durante 7 anos no Centro Integrado de Atendimento ao Menor - CIAME (órgão da extinta FEBEM); funcionário da Copasa em Belo Horizonte e da Aldeia dos Tapirapés na cidade de Santa Terezinha do Norte-MT; servidor por 12 anos da Assembleia Legislativa de MG; produtor de vídeos e pequenos documentários, conseguindo produzir vários trabalhos e documentários históricos, sendo um dos mais destacados – a Folia de Reis de Ponto Chic e também o carnaval de rua, Sapoeira, bem como exerceu a presidência do Cine Clube Clênio Pereira.

Além disso, sempre sendo um dos mais votados da cidade, foi eleito vereador, por 4 mandatos consecutivos, pelo PT, partido do qual foi um dos seus fundadores e no qual militou por 40 anos seguidos. No Legislativo, exerceu a presidência da Câmara, sendo, pioneiramente, eleito por unanimidade. Seu maior orgulho e o que, de fato, lhe emociona mais na sua atuação parlamentar é quando conseguiu, juntamente com a Professora Edimê e o ex-prefeito José Eustáquio, trazer um câmpus da UFU para Patos de Minas, legado que ficará registrado na história da nossa cidade e região. Atualmente, Bosquinho é microempreendedor – sócio da Só Entulhos e Cia – onde desenvolve um trabalho em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, e é também proprietário da empresa Batuta e Belezinha – defumARTE – que trabalha no ramo de defumação; e aluno do Professor Doutor Newton de Alencar, o maior especialista em defumação do Brasil. Outrossim, o homenageado é autor de dois livros: “Crônicas de um coração patense” e “Além das varandas”. O terceiro livro que será lançado, em breve, intitulado “Manhã inesperada” – são poesias intercaladas com crônicas do nosso cotidiano.

Apesar de ter sido um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal, com dezenas de leis e projetos aprovados, sempre gostou de citar os seguintes versos de Carlos Drummond de Andrade: “Somente as leis não bastam...Os lírios não nascem das leis”. Ademais, conhecedor profundo da música popular brasileira – MPB, Bosquinho gosta de citar alguns fragmentos das letras de algumas delas: “O sol há de brilhar mais uma vez, a luz há de chegar aos corações, do mal será queimada a semente, o amor será eterno novamente”. E, nesta noite, como forma de reconhecimento da população por seus relevantes serviços prestados ao nosso município, João Bosco de Castro Borges - Bosquinho está sendo condecorado com esta merecida honraria de Cidadão Patense.

5. José Rafael Monteiro - autor da homenagem, vereador Vicente de Paula Sousa.

Nascido em Bom Despacho/MG, José Rafael Monteiro é filho de Antônio Monteiro Correa e Izamim de Oliveira, casado com Marilda Caixeta de Castro, e tem duas filhas, Gisele e Aracele, filhas do casamento anterior com Orvila Faria Caixeta (já falecida), e é avô de Victor e Arthur. José Rafael veio para Patos de Minas no ano de 1950, através de um convite de trabalho, e aqui constituiu família. Ele começou a exercer sua profissão na Casa Almeida, local onde atualmente está situada a Drogaria Canaan, e, depois, foi para a empresa Patense, trabalhando lá por cerca de 4 anos.

O homenageado morou em Belo Horizonte durante 5 anos, local em que trabalhou em diversos segmentos, até ingressar no Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais, exercendo suas atividades por 17 anos. Como sempre foi empreendedor, tornou-se sócio-proprietário da Panificadora Dona Emília por 2 anos, e, após, ingressou no ramo de calçados, sendo sócio proprietário da Loja Mariana Calçados, por mais 2 anos, ingressando também na área de medicamentos e perfumarias por 6 anos. Trabalhou ainda com produção de lavouras de feijão e milho no local conhecido como Ribeirão da Mata por 2 anos. Sua vida foi de muito trabalho e dedicação, sempre mantendo seus caminhos na cidade de seu coração e buscando crescimento e desenvolvimento. Desse modo, o amor por Patos de Minas o fez sempre querer estar aqui, tanto que esteve presente exercendo suas atividades profissionais quando se iniciava a construção do conhecido Hotel Antares, local onde esteve por mais de 30 (trinta) anos como gerente financeiro, vindo a se aposentar recentemente no ano de 2020, com 87 anos de idade.

Além disso, escritor por amor, seu interesse começou através de uma brincadeira entre amigos que rendeu a escrita de 5 livros, sendo o primeiro no ano de 1998, denominado “Um possível filho de cigano”. Depois, no ano de 2000, escreveu “Memórias de um rebelde”; em 2003, “As duas vidas”; em 2009, “O Retorno” e, no ano de 2021, seu último lançamento foi o livro “As controvérsias”. Enfim, homem digno, respeitado e dedicado à vida e à família, José Rafael Monteiro, em sua trajetória, sempre honrou a cidade de Patos de Minas, sendo, por tudo isso, ilustre merecedor desta homenagem de Título Honorifico de Cidadão Patense.

6. Levi Agnelo de Moura - autor da homenagem, vereador José Luiz Borges Júnior.

Nascido em Coromandel, onde passou toda sua infância, Levi Agnelo de Moura é filho de Agnelo de Moura Ramos (já falecido) e de Rita Luzia da Silva, casado com Lúcia Aparecida de Melo Moura e pai de 2 filhos, Douglas e Laisa.

Sua carreira profissional começou cedo, aos 17 anos de idade, na empresa estatal Serviço Geológico do Brasil - CPRM. Depois, entrou na Fosfértil, mudando-se para Patos de Minas no ano de 1981, e permanecendo nessa mesma empresa até o ano de 1988. Nesse mesmo ano, após um longo período de experiência como funcionário, Levi iniciou a carreira empresarial, fundando a empresa Marmoraria Arte Pedras, onde esteve até o ano de 2014 e, ao mesmo tempo, começou a desenvolver atividades do agronegócio, área em que atua até os dias de hoje. Além disso, Levi é mestre na Loja Maçônica Renovação e Sabedoria, membro do Rotary Clube Patos de Minas, onde foi presidente entre os anos de 2017 e 2018 e atualmente ocupa o cargo de governador assistente.

Nesse sentido, o homenageado sempre desempenhou diversos trabalhos sociais junto à comunidade patense, com destaque para sua participação como mentor do Projeto Odontológico, desenvolvido pelo Rotary, que arrecadou 70 mil dólares e, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Unipam, possibilitou a realização de 2.000 (dois mil) procedimentos gratuitos mensais em média. E, assim, Levi Agnelo de Moura recebe, agora, o merecido Título Honorífico de Cidadão Patense, como forma de reconhecimento do poder Legislativo por seus relevantes serviços prestados ao nosso município.

7. Luis Anthero Ribeiro - autor da homenagem, vereador João Batista de Oliveira - João Marra

Natural de Ipatinga - MG, Luis Anthero Ribeiro é filho caçula de Nelson Ribeiro e Maria Aparecida Rodrigues Ribeiro (já falecida), irmão de José Eduardo, Nelson e Luciano; casado com Mariel Barros e pai 2 filhos: Matheus e Thomás.

Formado em Direito e pós-graduado em Administração Pública, Luis Anthero é advogado há 22 anos e, atualmente, exerce o cargo de assessor parlamentar no Gabinete do vereador João Marra. Ele residiu em sua cidade natal por poucos anos, tendo se mudado, posteriormente, com a família para Montes Claros e, depois, para Uberaba, cidade em que foi praticamente criado. Residiu ainda nas cidades de Frutal, Uberlândia e Belo Horizonte; trabalhou por quase 6 anos como bancário; por 2 anos na Souza Cruz (Frutal e região), e, ainda, como Assessor Jurídico do Juiz da 5ª Vara Cível no Fórum da Comarca de Uberaba no último ano de seu curso de Direito. Posteriormente, nos anos de 2000 e 2001, iniciou sua carreira na advocacia, trabalhando nas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia. Em maio 2002, veio definitivamente para Patos de Minas, quando abriu o seu escritório de advocacia em companhia de sua esposa. No período de 2002/2005, foi membro atuante da OAB Jovem na Subseção de Patos de Minas, ocupando também o cargo de Conselheiro Subseccional, no triênio 2010/2012, tendo sido candidato à presidência da Subseção no ano de 2012.

Além disso, o homenageado atuou como advogado voluntário da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal, tendo realizado um valioso trabalho para a melhoria do Mercado Municipal nos anos de 2006/2008, associação essa com a qual colabora ainda hoje. Ademais, trabalhou como voluntário na Associação Beneficente Doutor Paulo Borges; ingressou, em 2019, como membro da Loja Maçônica “Esforço e Trabalho”; e, atualmente, é membro voluntário na Associação Anjos da Vida. Enfim, residindo há 20 anos em Patos de Minas, Luis Anthero sempre buscou atuar em prol dos interesses de seus clientes, exercendo a sua profissão com o propósito de justiça. Ele sempre teve o seu trabalho reconhecido em seu meio e se considera um legítimo Patense, tendo aqui criado bons laços de amizades. Por tudo isso, Luis Anthero Ribeiro recebe, neste momento, o título honorífico a que ele tanto faz jus: Cidadão Patense.

8. Maria Inês da Silva – autor da homenagem - vereadora Elizabeth Maria Nascimento e Silva – Professora Beth

Nascida em Varjão de Minas, Maria Inês da Silva é filha de Jeny Ferreira da Silva e Joaquim Rita da Silva, tem 9 irmãos, foi casada com Walter Martins, é mãe de Itala e Rayssa, e avó apaixonada de Maria Eduarda.

Formada em Magistério, em Ciências exatas e em Pedagogia; e pós-graduada em Gestão e Docência na Educação Infantil - Filosofia e em Inspeção, Supervisão e Administração Escolar, Maria Inês iniciou sua carreira em 1992, atuando na biblioteca da Escola Estadual Ilídio Caixeta de Melo e, no ano seguinte, atuando como professora na então Escola Estadual Frei Leopoldo, hoje escola municipal. Dois anos depois, aprovada em concurso para monitora da educação infantil na rede municipal de ensino de Patos de Minas, iniciou suas atividades no CMEI Casinha Feliz, no Distrito de Major Porto. Ela também trabalhou no extinto CSU; foi diretora do CMEI Branca de Neve; coordenadora dos CMEIs Ivalda Alves, Pato Donald e Cebolinha - Unidade I (Alvorada) e unidade II (Quebec); bem como exerceu, de 2012 a 2016, a coordenação administrativo/pedagógico dos CMEIs no município de Patos de Minas. Atualmente, a homenageada coordena o CMEI Cebolinha - Unidade I.

Em suas vivências, Maria Inês tem participado de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional, de bancas de monografia, bem como de formações continuadas na cidade e região. Hoje, após 30 anos, ela tem a felicidade e a honra de dizer que trabalha com o que gosta e com o que considera a sua segunda casa, que é a educação infantil do Município de Patos de Minas. Sua máxima é, nas palavras de Fernando Pessoa, “Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes!”. Além disso, a homenageada foi presidente e secretária da Associação do Bairro Vila Garcia por duas gestões, e atua como voluntária em eventos de instituições do município em causas sociais. Portanto, por seus relevantes serviços prestados ao nosso município, especialmente nas áreas educacional e social, Maria Inês da Silva recebe agora esta merecida honraria de Título Honorifico de Cidadã Patense.

9. Maria Luiza Horta Palhares Pereira – autor da homenagem - vereador Nivaldo Tavares dos Santos

Natural de Belo Horizonte, Maria Luiza Horta Palhares Pereira é filha de João Batista Horta Palhares e Mary Horta Palhares, irmã de Octaviano, casada com Illydio Pereira Junior há 65 anos, e tem 8 filhos: Ilídio Neto, Rita de Cássia, Bernardo, Maria Luísa, Bruno, Breno, João Batista e Andrea, 10 netos e 1 (uma) bisneta. Ela veio para Patos de Minas ainda criança, estudou na Escola Estadual Marcolino de Barros e na Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel (Escola Normal); formou-se como professora e dedicou 30 (trinta) anos de sua vida na rede pública de ensino, lecionando na Escola Estadual Santa Terezinha, Escola Estadual Frei Leopoldo e Escola Estadual Marcolino de Barros.

Ao se aposentar, Dona Luizinha, assim carinhosamente chamada por todos, não parou por aí, indo para a Lanchonete Água na Boca auxiliar seu esposo. Logo, a lanchonete se transformou em um restaurante, que foi incentivo para surgir o Restaurante Mezanino e Vovó Lulu Alimentações Coletivas, época em que o que Maria Luiza mais tinha prazer era com as compras na Ceasa. Ela conhecia cada fornecedor e cliente pelo nome, e é assim até hoje, não esquece o nome de ninguém.

Além da sua dedicação nos restaurantes, ela também atuou como cursilhista na Igreja Catedral de Santo Antônio, e ainda arrumava tempo para seus bordados, os quais ainda faz, até os dias hoje, para presentear a família. Puro amor em tudo que faz, um exemplo como profissional, como esposa, mãe e avó, a homenageada sente muito orgulho em ter participado do crescimento da cidade e ter contribuído com a formação educacional de muitos patenses. E, nesta noite, Maria Luiza Horta Palhares Pereira recebe o reconhecimento da sociedade patense por meio do poder Legislativo, que lhe outorga agora o título honorífico a que ela tanto faz jus: Cidadã Patense.

10. Milânia Nascimento Andrade – autor da homenagem – vereador Ezequiel Macedo Galvão

Natural de Andrequicé, município de Três Marias, Milânia Nascimento Andrade é filha de Maria Amélia Borges Nascimento e Manoel Nascimento Filho, casada com Marcos de Andrade Lima e mãe de três filhos, dos gêmeos Jeferson e Leandro, e de Marco Henrique, falecido aos 12 anos. Por motivo de força maior, com 8 meses de vida, Milânia morou com a sua tia por parte de pai, chamada Miúda (já falecida), e viveu com ela até o dia do seu casamento.

Católica, Milânia reside em Patos de Minas há 41 anos e frequenta a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde foi coordenadora do serviço social por 4 anos, junto ao lactário e à Pastoral da Criança. Nessa Paróquia, ela participou dos Encontros de Casais com Cristo; fez o Cursilho de Cristandade; foi Ministra da Eucaristia; e, há 25 anos, com a ajuda do Padre Rui, fundou a Farmácia Comunitária da referida Paróquia. Além disso, desde muito cedo, Milânia desenvolve ações solidárias, dentre elas, confecção de pijama de flanela, colcha de retalho, enxoval de bebê, sabão, sopa; doação de filtros, vasos sanitários, cestas básicas e tantos outros, inclusive durante o auge da pandemia da covid-19, a homenageada confeccionou inúmeras máscaras e aventais para serem doados à Defesa Civil e distribuídos entre os profissionais de saúde.

Ademais, Milânia foi proprietária de loja de roupas; trabalhou no Conselho Tutelar da Cidade; na farmácia Bioativa; na Rádio Comunitária da Diocese de Patos de Minas; na Câmara Auxiliar Permanente de Nulidade Matrimonial; e participou do Curso de Polícia Comunitária para, posteriormente, prestar serviços pertinentes a essa polícia. Atualmente, Milânia é agente comunitário de saúde, profissão que exerce há 14 anos e que tem lhe possibilitado um retorno afetuoso das famílias que atende, sendo sempre elogiada pelos moradores do Bairro Aurélio Caixeta, inclusive, no dia 1º de abril de 2022, a Ouvidoria do SUS de Patos de Minas recebeu uma demanda de elogio destinada à Milânia. Portanto, Milânia Nascimento Andrade é grande merecedora desta honraria da Câmara Municipal de Título Honorífico de Cidadã Patense.

11. Selmo Marques da Silva - autor da homenagem, vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista.

Nascido em Lagoa Formosa, Selmo Marques da Silva é filho de José Miguel Marques e Berchiolina Leopoldina Marques, casado com Leonor de Fátima Batista Marques e pai de Matheus Batista Marques.

Policial militar, Selmo ingressou na corporação no curso de soldado em 1991, formando em 1992 e sendo promovido a cabo em 2002. Mudou-se para Patos de Minas há 13 anos, quando pediu transferência de Uberlândia, oportunidade em que adotou a Capital do Milho para viver. No ano de 2013, fez o curso de promoção a 3º Sargento e, em 2021, foi promovido a 2º Sargento, aposentando no mesmo ano e sendo promovido a 1° Sargento da PMMG. Atuou por décadas no setor militar, tendo grande atuação no Proerd e na Patrulha Escolar, além da proteção e segurança da população.

Enfim, o respeito, a humildade e o carisma do homenageado possibilitaram que seus sonhos fossem concretizados em Patos de Minas e que, assim, ele desse a sua contribuição para o desenvolvimento do nosso município, sendo, portanto, ilustre merecedor do Título Honorífico a que ora recebe: Cidadão Patense.

12. Valdereis Coutinho Coelho – autor da homenagem - vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro

Natural de Tauá/CE, Valdereis Coutinho Coelho é filho de Filodessimo Rodrigues Coelho e Juviniana Coutinho de Loiola, casado com Elivania Gonçalves Coutinho Coelho, e tem uma filha, Thamyris Coutinho Lacerda.

Passeando em São Paulo, Valdereis ficou 30 dias. Após essa viagem, foi em Unaí visitar um primo, quando, ao ser informado de que ele tinha se mudado para Patos de Minas, conseguiu localizá-lo neste município. Chegando aqui, ficou encantado com a cidade e apaixonado com a qualidade de vida na época, cujo prefeito era Arlindo Porto, tempo em que as ruas eram lavadas com desinfetante e shampoo. Então, decidiu aqui trabalhar, conseguindo um emprego de vendedor de enxovais ambulante.

Com 6 meses residindo em Patos de Minas, o homenageado começou seu próprio negócio, vendendo enxovais, e deu muito certo. Depois, como a cidade tinha muitas bicicletas, Valdereis resolveu montar uma pequena loja nesse ramo e logo a ampliou com peças para motocicletas. Hoje, continua explorando o ramo de peças de bikes e motos na empresa Val-Coutinho Moto Bike, e se sente grato aos mineiros de Patos de Minas e região do Alto Paranaíba por ter sido tão bem recebido e acolhido aqui em nosso município. E, assim, por sua valorosa contribuição para o desenvolvimento do nosso município, o empresário Valdereis Coutinho Coelho está sendo condecorado, neste momento, com o Título Honorífico de Cidadão Patense.