A Câmara Municipal de Patos de Minas cassou na tarde desta quinta-feira (18) o vereador Lázaro Borges. Treze vereadores votaram pela procedência do relatório da Comissão Processante e apenas 2 vereadores votaram contra. O vereador João Marra não estava presente à audiência. O julgamento do vereador Lázaro Borges começou por volta das 13h30 e foi transmitido ao vivo. Lázaro Borges foi o segundo parlamentar cassado em Patos de Minas. Marquim das Bananas havia perdido o mandato no dia 4 de novembro, ou seja, há apenas 14 dias. Mostrando indignação com confirmação de sua perda de mandato, Lázaro Borges teceu duras palavras aos colegas que votaram à favor do relatório.

De acordo com o relator da Comissão Processante, vereador Gladston Gabriel, o processo foi extremamente desgastante, mas terminou de forma justa. "Foram noites de sono perdidas, muito estudo e o relatório foi feito com muita responsabilidade", disse Gladston. Para o Dr. Abelardo Mota, advogado de defesa do Vereador Lázaro Borges, a defesa foi muito prejudicada em razão de documentos que não foram colocados no processo. Além disso, ele relatou que a defesa fez um bom trabalho e irá aguardar o desejo do vereador para decidir se vai recorrer ao Judiciário.

O advogado do denunciante, Dr. Thiago Queiroz, disse que o resultado foi bastante satisfatório e que a justiça foi feita. Segundo ele, a câmara precisa de vereadores que respeitem a população e que respeitem a câmara. O Vereador Lázaro Borges se pronunciou ao final e acusou os vereadores de uma série de irregularidades. Teceu diversas críticas aos colegas, ao denunciante e ao advogado do denunciante. Lázaro também criticou o trabalho de imprensa dizendo que as matérias estamparam seu rosto com manchetes "ruins".

O Presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Macedo, disse que os próximos passos agora é comunicar a decisão dos vereadores à Justiça Eleitoral e aguardar um ofício da mesma dizendo se o suplente está apto ou não para assumir o cargo. "Assim que a Justiça Eleitoral nos encaminhar um ofício dizendo que o suplente está apto a exercer a função, nós iremos preparar a posse. Segundo Ezequiel, processos assim são bastante desgastantes e não são bons para a imagem da Câmara Municipal.

Veja como votou cada vereador:

Gladston Gabriel- sim

Daniel Gomes- sim

Elizabeth Nascimento- sim

Bartolomeu Ferreira- não

Ezequiel Macedo- sim

Itamar André- não

João Marra- ausente

João Batista- sim

Carlito- sim

José Eustáquio- sim

José Luiz Borges- sim

Mauri da JL- sim

Nivaldo Tavares- sim

Vicente de Paula Sousa- sim

Vitor Porto- sim

Wiliam de Campos- sim