Nada melhor do que um cafezinho para aquecer as manhãs frias desta época do ano não é verdade? Quem é apaixonado por esta bebida, no entanto, já está sentindo no bolso a alta no preço do café. Nos supermercados de Patos de Minas, os preços do café torrado e moído já estão pelo menos 40% mais altos e a previsão e de que ocorram novos reajustes.

O Patos Hoje conversou com o empresário do setor, Clênio Robson, para tentar entender o motivo da alta no preço do café. Segundo ele, o grão já vinha apresentando tendência de aumento em decorrência da valorização do dólar, com cotação acima de R$ 5,00, e da estiagem prolongada, que afeta os cafezais e reduz a produtividade.

O viés de alta ficou completo com a geada que atingiu em cheio o Estado de Minas Gerais, o maior produtor de café do país. A Emater está fazendo um levantamento, para verificar o tamanho do impacto da geada nos cafezais, mas estimativas apontam para perdas que podem chegar a 30%. Segundo o empresário, lavouras plantadas recentemente terão que ser substituídas.

Diante deste quadro, segundo Clênio Robson, o café se tornou escasso no mercado. Ele explica que está difícil encontrar café para comprar. Segundo o empresário, mesmo com esta alta que já chega a 40% em alguns supermercados, a previsão é de novos reajustes nos próximos dias. Ele recomendou aos consumidores para pesquisar.

Geada afeta outras culturas
A geada afetou outras culturais em Minas Gerais e pode provocar alta de preços também em outros produtos. A estimativa é de que as hortaliças tiveram perdas de até 15% em algumas regiões.