Terá início na próxima segunda-feira (01) a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 em Patos de Minas. Cães e gatos presentes na zona rural serão os primeiros a receberam a imunização contra a raiva. A vacinação anual é a única forma de controlar a doença, que que pode ser transmitida aos humanos e que não tem cura.

A Campanha de vacinação antirrábica será feita por etapas, iniciando pelo meio rural já na segunda-feira (1º). Para animais cujos tutores residem no meio urbano, a campanha tem início no sábado (6/8). A vacina é para cães e gatos com idade acima de três meses. As quatro etapas da vacinação vão acontecer nos seguintes dias:

1ª etapa: 6 de agosto

2ª etapa: 20 de agosto

3ª etapa: 3 de setembro

4ª etapa: 10 de setembro

No meio rural, a vacinação contará com quatro equipes divididas nas regiões de Pilar e Bom Sucesso. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Vanessa Pereira, a ação nas fazendas e comunidades rurais acontece de segunda a sexta-feira. “Equipes do CCZ farão visitas às propriedades durante a semana para aplicar a vacina. Já nas comunidades, os servidores vão agendar a data e informar os moradores para que eles levem os animais até local predeterminado para vacinação”, esclareceu Vanessa. “Sobre a identificação dos profissionais que farão esse trabalho, é importante frisar que todos trabalham uniformizados e utilizam carros oficiais da prefeitura para dirigir-se às localidades”, alertou.

A única forma de controlar a raiva é por meio de vacinação anual. A antirrábica imuniza os animais contra a doença que tem letalidade próxima a 100%. A enfermidade acomete também o ser humano, sendo a transmissão por meio da saliva de animais infectados.

Nos postos de vacinação que serão instalados no perímetro urbano a partir do dia 06 de agosto, a vacinação será feita de 8h às 16h. Conheça abaixo o cronograma completo de vacinação no meio urbano.