Não faz nenhum um mês que a Prefeitura e o DNIT enviaram caminhões e máquinas para fazer a limpeza da faixa de domínio da BR 365 e o local já está tomado novamente pela sujeira. Apesar das denúncias de pessoas que passam pelo local e dos apelos das autoridades, a área próxima ao Trevão Leilões, bem na entrada da cidade, continua sendo usada como ponto de descarte.

Imagens enviadas à redação do Patos Hoje nessa segunda-feira (18) mostram o local tomado pela sujeira. É possível ver restos de materiais de construção, móvel velho e muitos pneus, o que torna a situação mais preocupante devido a epidemia de Dengue que já fez milhares de vítimas na cidade. Além, é claro, da poluição ambiental.

Descartar lixo de forma inadequada às margens de rodovias constitui crime ambiental e a pessoa que for flagrada nessas condições poderá ser presa, multada e ainda será obrigada a limpar a área suja. Outras entradas da cidade também têm sido usadas como ponto de descarte de lixo e entulho.

O DNIT já encomendou placas orientando as pessoas sobre a proibição do descarte de lixo na faixa de domínio das rodovias. Elas serão instaladas nos próximos dias. O órgão também deverá fazer uma nova limpeza no local e reforçar a vigilância para evitar novos desrespeitos.