Mais um Campeonato Brasileiro começa e, assim como ele, os palpites sobre os favoritos também. Enquanto times como Flamengo e Palmeiras tendem a continuar sua hegemonia no futebol nacional, outras equipes vêm forte esse ano, como o atual campeão paulista São Paulo, o campeão gaúcho Grêmio e o Atlético Mineiro, campeão mineiro que perdeu apenas dois jogos desde a estreia no estadual .

Mas enquanto as discussões sobre quem será o campeão ou até mesmo quem fará parte do G4 do Campeonato Brasileiro ocorrem em todo lugar, há um outro campeonato sendo jogado dentro do mesmo Brasileirão: aquele dos times que irão lutar para não cair para a série B.

Levando em conta que esse tema tem sido cada vez mais importante até para grandes equipes como foi o caso de Vasco, Botafogo e Cruzeiro recentemente, isso pode alterar todos os palpites de especialistas e até mesmo a forma como as apostas online são pensadas.

Atenção aos grandes

Os casos de Vasco e Botafogo, aliás, são um verdadeiro alerta para quem quer pensar em quais times têm mais chances de cair para a série B.  Estamos falando de duas das maiores torcidas do Brasil e de times de enorme tradição e história no futebol brasileiro. Há 10 anos seria completamente inimaginável ver um deles caindo, quanto mais os dois.

É claro, pode-se argumentar que não é a primeira vez, muito menos a segunda, que Botafogo e Vasco disputarão a série B, mas é inédito o fato de os dois jogarem o campeonato ao mesmo tempo. Além disso, vale ressaltar que a segunda divisão conta com times como Cruzeiro, Coritiba, Goiás e Ponte Preta, que sem dúvidas disputarão vagas para o acesso à primeira divisão.

Por conta de todo esse histórico recente, nomes grandes não são descartados dentro do Z4. Times que tem vivido crises como Santos e Corinthians, por exemplo, já têm o alerta ligado e sabem que um bom início de campeonato é fundamental para juntar pontos que podem ser cruciais nas últimas rodadas.

Times em ascensão

É praticamente impossível falar sobre times que podem cair para a segunda divisão sem citar os que acabaram de chegar de lá. Isso porque, historicamente, essas equipes tendem a sentir o impacto de jogar contra clubes mais bem estruturados e acabam fazendo campanhas não muito boas. É o que aconteceu nos últimos anos com o Paraná e Avaí, por exemplo.

Times como Juventude e Cuiabá são verdadeiras incógnitas nesse início de temporada. Embora tenham feito boas campanhas no ano passado, eles não estão acostumados a jogar a série A e não se sabe se podem ou não surpreender. Enquanto o Juventude não está entre os 20 melhores do Brasil desde 2007, o Cuiabá disputa o Campeonato Brasileiro pela primeira vez.

Porém, há casos diferentes, como o América MG e a Chapecoense. Os dois fizeram campanhas acima das expectativas no ano passado e contam com elencos também acima da média, o que pode ser uma pedra no sapato para outras equipes que também costumam fugir do Z4, como foi o caso do Sport Recife e do Bahia na temporada passada.

No entanto, a Chapecoense é um ponto fora da curva. Disputou a série A pela primeira vez em 2014 e só foi rebaixada em 2019, mesmo após uma completa reestruturação do time por conta da tragédia de 2016. A equipe catarinense, atual campeã da segunda divisão, chega mais uma vez forte para o Campeonato Brasileiro e, ainda que não seja uma das favoritas, possui um elenco ainda mais reforçado do que no ano passado e tem muitas chances de ficar em uma boa posição na tabela, bem longe do Z4.