A Prefeitura Municipal divulgou, na noite desta terça-feira (18), mais um boletim epidemiológico mostrando como está a situação da Covid-19 em Patos de Minas. Foram acrescentados mais 180 casos positivos da doença no informe de hoje em relação ao último divulgado que foi ontem. Embora não mostre nenhuma nova morte, o boletim traz um aumento no número de internações em leitos de UTI.

De acordo com o informe epidemiológico, Patos de Minas está agora com 20.205 casos positivos de coronavírus. Desse total, 554 pessoas morreram, sendo a última, uma mulher de 72 anos no dia 12 de janeiro. 1.225 estão se recuperando em casa e 18.406 já estão completamente livres do vírus. São 13 Patenses internados sendo 6 em leitos clínicos e 07 em leitos de UTI.

De pacientes de Patos e região confirmados ou aguardando confirmação que estão internados, são 16 pessoas, sendo 7 em leitos clínicos e 09 em leitos de UTI. A ocupação dos leitos clínicos na cidade está em 78,80% e de UTI está em 65,28%. A autoridades chamam a atenção para o aumento de pacientes de Patos de Minas em leitos de UTI.

De acordo com a Prefeitura Municipal, em razão do risco de desabastecimento de testes rápidos para detecção de Covid-19 em todo o país, a Secretaria de Saúde de Minas orientou os municípios a realizarem o exame seguindo escala de gravidade a seguir, sempre a partir do terceiro dia de sintomas:

- pacientes que tenham maior gravidade de sintomas;

- pacientes hospitalizados e cirúrgicos;

- pessoas no grupo de risco;

- gestantes e puérperas (45 dias após o parto);

- trabalhadores assistenciais da área da saúde;

- colaboradores de serviços essenciais.

O Centro de Enfrentamento à Covid-19, no Bairro Lagoa Grande, segue essa definição. Portanto quem não se encaixa nos grupos acima citados receberá apenas atendimento médico, podendo, a critério do profissional, ser afastado por atestado.

No caso de sintomas graves (dispineia/desconforto respiratório; ou pressão persistente no tórax; ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente; ou coloração azulada de lábios ou rosto), o paciente deve ir diretamente para a UPA.