A exposição “Drummond – Testemunho da Experiência Humana” será lançada em Patos de Minas no próximo dia 4, na Biblioteca Municipal João XXIII. A iniciativa, que integra o Projeto Memória, é da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa.

A exposição já percorreu cerca de 800 municípios brasileiros e trará a Patos 16 painéis, além de textos e ilustrações sobre o poeta e cronista, nascido em Itabira, Minas Gerais, e autor do poema “No meio do caminho”, um manifesto do modernismo brasileiro. Com o apoio cultural da Prefeitura de Patos de Minas, a exibição fica na cidade até o dia 8 de fevereiro.

A exibição espera reunir leitores e admiradores de Drummond e de suas palavras; além de diretores, professores e estudantes de todos os colégios do município. O projeto foi criado em 1997 pela Fundação Banco do Brasil e tem como objetivo preservar e resgatar a vida, o pensamento e a obra de quem marcou e contribuiu significativamente para a transformação social e a construção da cultura brasileira.

Carlos Drummond é reconhecido por ter escrito sobre temas simples, revelando a profunda verdade de sua poesia. Como jornalista-cronista, deixa seu testemunho sobre fatos e coisas do presente, como cinema, música, esporte, acontecimentos históricos brasileiros e mundiais.

De acordo com informações da Secretaria de Cultura, as escolas públicas do município receberão um conjunto pedagógico, contendo almanaque histórico, guia do professor e DVD-ROM com as peças do projeto. O lançamento em Patos de Minas contará com a presença de representantes municipais, como o Prefeito Pedro Lucas; a Secretária de Educação, Marlene Machado; e o Secretário de Cultura, Fábio Amaro.

Representantes do Banco do Brasil também estarão presentes, como o Superintendente Regional, Fabrício Mariano; o Gerente-Geral, Antônio Carlos e o Gerente de Relacionamento, Ítalo Araujo. Diretores e professores de escolas do município ainda serão convidados.

A exposição poderá ser visitada na Biblioteca João XXIII, das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, do dia 4 ao dia 8 de fevereiro. A entrada é franca.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal