A imensidão de plantas cobertas pelo branco do algodão impressiona.

As lavouras de algodão estão no ponto da colheita. No município de Presidente Olegário, as máquinas já estão finalizando o trabalho. Em Patos de Minas, a indústria de beneficiamento trabalha a todo vapor. O serviço dura apenas parte do ano, mas tem contribuição importante na economia da região.

As lavouras de algodão que abastecem a indústria em Patos de Minas somam 8 mil hectares. A escassez de chuva provocou uma leve queda na produção em relação a outros anos, mas a qualidade do produto não foi comprometida. A imensidão de plantas cobertas pelo branco do algodão impressiona.

Para beneficiar toda a produção, a indústria em Patos de Minas trabalha a todo vapor. Segundo o gerente da empresa, Geovani César Caixeta, cerca de 70 funcionários foram contratados para a safra deste ano. A estimativa da empresa é de uma produção de 33 mil toneladas de fios de algodão.

Apesar de possuir números impressionantes, a produção de algodão em Patos de Minas será destinada apenas para atender o mercado interno do Estado. Segundo Geovane, a indústria possui um acordo para abastecer o mercado mineiro. De acordo com ele, apenas uma pequena parte será destinada para a exportação.

Minas Gerais possui o Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. O Proalminas oferece isenção de imposto incidente sobre os produtos industrializados a partir do algodão.

Autor: Maurício Rocha