Banda Pássaro Vivo.

A banda patense Pássaro Vivo é uma das vencedoras do Projeto Natural Musical 2021. Os 43 novos artistas, bandas e projetos musicais de fomento de cenas e redes, inovação e inclusão que serão patrocinados pela plataforma em 2021 foram anunciados nesta quinta-feira (11). O programa patrocina iniciativas que, sobretudo, desenvolvem projetos artísticos com identidade própria, refletindo narrativas contemporâneas e gerando impacto social, econômico e ambiental positivo.

O Natural Musical foi criado há mais de duas décadas para valorizar a música brasileira, fomentando projetos de diversos formatos e estágios. Anualmente, os editais Natura Musical são abertos e contam com uma comissão de especialistas da música para o processo de seleção e avaliação das propostas, de acordo com os critérios, categorias e diretrizes estabelecidos no regulamento.

"Em 2020, Natura Musical passou por uma grande revisão do Edital com o objetivo de ampliar o impacto da plataforma. Acreditamos que essas mudanças estão refletidas nos projetos patrocinados pelo programa em 2021", afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. "Neste Edital, além da criação artística, selecionamos propostas a partir de um olhar mais inclusivo, buscando aumentar a proporcionalidade de grupos historicamente sub-representados. Entre os trabalhos selecionados, temos, por exemplo, quatro projetos de povos originários, nove projetos da comunidade LGBTQIA+, 18 projetos em que mulheres são protagonistas e outros 17 que valorizam a cultura negra", explica.

A banda patense, Pássaro Vivo, comtemplada pela primeira vez no Natura Musical, irá gravar seu próximo disco, explorando as raízes da cultura mineira e do Brasil profundo e realizar oficinas de formação e capacitação.

A Pássaro Vivo e os outros 42 projetos selecionados, concorreram com 3.365 inscritos. A seleção ocorreu por meio de uma curadoria formada por 29 profissionais do mercado da música, em um processo online que durou um mês. Em 2020, Natura Musical disponibilizou R$5,5 milhões em patrocínio via edital.