O Balaio de Arte e Cultura 2014 tem atraído um grande público para o Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento.
As atrações dos diversos seguimentos artísticos e culturais agradaram os presentes nos primeiros cinco dias de Balaio. Grupos renomados de teatro e de dança lotaram a Sala de Espetáculos e o show do cantor Flávio Venturini foi uma das atrações mais esperadas pelo público do Balaio.

Quem passou pela galeria conheceu um pouco mais de Patos de Minas na década de 30 através da maquete virtual da cidade na época. Também estavam expostas ali, Artes Plásticas, Fotografia e Artesanato e as Câmaras Poéticas representaram a literatura de forma divertida. O CineBalaio apresentou filmes renomados com direito a pipoca na sessão infantil de domingo. Quem participou das oficinas no Espaço da Gastronomia aprendeu mais sobre a culinária mineira e conheceu pratos deliciosos.

Quem ainda não visitou o evento tem a chance de assistir gratuitamente a atrações especiais para públicos de todas as idades até a quinta-feira (05).

Nesta terça-feira (03), além de todos os espaços da Multigaleria, tem apresentações de dança da Academia Adriane Gonçalves, Studio de Dança Kelly Loureiro, Grupo Damar-Dança Marista e Projeto Star Corpo de Dança. No cinema, tem os curtas brasileiros: Os Mortos Vivos, Quem tem medo de Cris Negão?, Fantasmas e Tigre. O grupo de teatro Apoena se apresenta com o espetáculo A Caixa de Brinquedos e também tem oficina de gastronomia com Rafael Magalhães. Na música tem o grupo Nos4Nós na Sala de Espetáculos e Vanessa Souza e Stênio Caixeta na Praça de Alimentação.

Na quarta-feira (04), a programação continua cheia de atrações. Tem apresentação do Coral da Associação Médica de Patos de Minas e oficina de gastronomia com Paula Dulgheroff, mostrando o café da região do Cerrado. O Grupo Tupam apresenta o espetáculo A lógica da loucura nos anos 30. No cinema, mais curtas brasileiros: Onde não posso ir, Recife Frio, Poeira da prata no escuro do quarto, Segundo e Mauro em Caiena. Os grupos de dança Garra, Capoeira Nagô, Capoeira Afro, Capoeira Gerais e Abadá Capoeira sobem ao palco e na música, quem anima a noite é Kênia Valadão e Edgar Medeiros na Praça de Alimentação e Trovadores do Luar na Sala de Espetáculos.

No último dia de entrada gratuita, quinta (05), o Balaio preparou a apresentação da Folia de Reis da Bela Vista e mais uma oficina do Mundo do Café, mostrando os métodos de preparo do grão. Na dança, tem os grupos Maculelê e Uaiqdança. Mais uma atração de teatro promete lotar a Sala de Espetáculos: a do grupo AKZU com o espetáculo Lumiar. E a música fica por conta de Lizandra na Praça de Alimentação e do Grupo Cantares na Sala de Espetáculos. As crianças também poderão continuar se divertindo nos brinquedos gratuitos da Praça de Alimentação.

Durante a programação da 56° Festa Nacional do Milho, que acontece de 6 a 15 de junho, o Balaio de Arte e Cultura continua com atrações para receber o público.

Fonte: Ascom Sindicato dos Produtores Rurais