A equipe Ashitekan Piau, sensei Gustavo, com apoio da APP/UNIPAM/DB e a Associação Esperança Azul, disputará o Campeonato Brasileiro de Parakarate. A competição acontece entre os dias 17 a 19 de novembro na cidade de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo.

A expectativa da Confederação Brasileira de Karatê é que estejam presentes mais de mil atletas em todas as categorias, incluindo o parakarate, que compreende pessoas com deficiência visual, física, síndrome de Down e transtorno do espectro autista, entre outras deficiências intelectuais.

A equipe patense contará com a participação de 5 paratletas masculinos e 2 integrantes no feminino, todos na categoria para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

A vaga para participação no Campeonato Brasileiro, veio após as conquistas obtidas no Campeonato Mineiro de 2023, quando ocorreu a  formação da equipe mineira de karatê. Foram dois primeiros lugares, um segundo lugar e 3 medalhas de bronze.

A equipe de Patos vem realizando treinamentos 3 vezes por semana para estar na melhor condição técnica para a competição, visando a vaga para o Sul-americano a ser realizado no primeiro semestre de 2024.

O Sensei Gustavo Araújo afirma que a equipe tem boa expectativa de conquistas, uma vez que alguns destes paratletas começaram na modalidade a menos de um ano e já são campeões estaduais. A equipe conta com a torcida dos conterrâneos patenses e mineiros.