Um grupo de artistas patenses iniciou uma mobilização nos últimos dias com o objetivo de reativar o Centro Cultural Rio Barbosa – CCRB. A entidade foi criada na década de 50 e teve papel importante no desenvolvimento cultural do município. A primeira reunião para a retomada do Centro Cultural foi realizada na última semana.

Voltado para a promoção do debate sobre a arte e a cultura, o Centro Cultural Rui Barbosa teve sua primeira reunião na Escola Normal em 1954. Por ele passaram vários nomes da arte, da cultura e da educação de Patos, entre eles o Professor Ricardo Marques, Altamir Fernandes, Agenor Gonzaga e dezenas de outros, sendo os primeiros colaboradores e diretores da FEPAM, hoje UNIPAM!

No percurso da sua existência, o CCRB foi importante também para a criação de outros projetos para a Cidade. O Centro Cultural Ruy Barbosa fez parte da luta para a instalação de Colégio Municipal, criação da UEP – União dos Estudantes Patenses, Encontrão – Cantar na Praça, a Mancha na Praça, várias peças de teatro, criação de grupos teatrais, edição de livros, apoio às bandas de música em Patos de Minas e até grupos de estudo e produção de cinema.

A entidade orgulha-se também de outros sócios que passaram por ela e de ter participado de suas formações pessoais como: Civuca Costa, o professor de música Eduardo Barcelos (Dunga), Professor Eduardo Silva, Vane Pimentel, Hebreu Brazuca, Edson Mota, Cleber Lima, Dennis Lima, Wander Porto, Luiz Ludovicus e tantos outros, passaram pelo CCRB, juízes e até um embaixador.

No final da reunião o grupo criou uma diretoria provisória para o encaminhamento das medidas levantadas e preparação das primeiras ações da entidade. Em breve a diretoria definitiva será criada e a entidade estará aberta aos amantes da Arte e da Cultura em Patos de Minas.