Artistas patenses e de outras partes do Brasil se uniram nos últimos dias para prestar homenagens ao poeta Wander Porto, conhecido como Wandão. Um dos grandes expoentes da arte de Patos de Minas, Wandão faleceu na última semana, em Belo Horizonte, aos 70 anos, depois de contrair a Covid-19. Ele deixou uma filha, Fernanda, e a neta Isadora.

Desde abril de 2020, Wander lutava contra um câncer na laringe. Devido à doença, ele precisou passar por uma laringectomia total e perdeu a voz. O artista ia começar o tratamento de quimioterapia e radiologia apenas no local da cirurgia, mas foram descobertas metástases em outros órgãos de seu corpo, que demandaram outra cirurgia, desta vez, na coluna.

Depois de 15 dias hospitalizado em Belo Horizonte, Wandão se recuperou dos procedimentos e se preparava para voltar para Patos de Minas, onde morava com a família. Porém, segundo a irmã de Wander, Mônica Porto, ele não se sentiu bem logo antes de viajar. Rapidamente, ele voltou ao hospital, onde foi diagnosticado com Covid-19. Uma semana depois, ele não resistiu à doença e morreu às 12h30 de sexta-feira (26-03).

“Wander é escritor desde que me entendo por gente”, contou Mônica ao Patos Hoje. “Leitor voraz a vida toda. Na época da ditadura ele e os amigos imprimiam jornal na luta que se chamava A Benção. Compôs lindas canções em parceria com amigos, ganharam muitos festivais de música, tem três livros escritos e vários prêmios”.

Após acompanhar o irmão até o último momento, Mônica tem utilizado suas redes sociais para reunir e publicar as homenagens que o poeta tem recebido. Uma das manifestações de carinho veio da banda patense Pássaro Vivo, que enviou um vídeo de seu vocalista, Cello, cantando o trecho de uma canção composta por Wandão.

Outro a se manifestar foi o artista patense Civuca Costa, que escreveu um texto em homenagem ao poeta.

Homenagens também chegaram de outros estados do país. A poeta Dea Costa, radicada em São Paulo, conheceu Wander em um grupo fechado no Facebook. Anos depois, se encontraram na capital paulista e se tornaram grandes amigos. Com a morte do artista, Dea também prestou uma homenagem e publicou um poema de autoria de Wandão, intitulado “Vim pra dizer da vanguarda dos loucos pela vida”.

Além desses nomes, artistas como Dalla, Luiz Carlos Baeta e Marcel de Brot também manifestaram seu luto por Wander.