Em reunião este mês em Brasília, o presidente do Instituto Daniel Franco (IDF), Prof. Dr. Daniel de Oliveira Franco, e o professor e integrante do Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e, também, membro do IDF, Prof. Me. Fabrício Rocha, assinaram o acordo entre o IDF e a República Dominicana, que permitirá a vinda, no próximo ano, de alunos dominicanos para o UNIPAM. Atualmente, três alunos dominicanos realizam o curso de extensão universitária em Introdução às Agrociências, no centro universitário, junto a dezenove alunos panamenhos. As bolsas são custeadas pelos governos daqueles países.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Panamá, da República Dominicana, da Nicarágua, de El Salvador, de Honduras, do México, de Cuba, da Guatemala e, representantes do governo brasileiro (Itmaraty), o Embaixador Elio Cardoso, diretor do departamento México, América Central e Caribe, e o Conselheiro Bruno Leite, chefe da seção de agronegócio do Ministério das Relações Exteriores.

Após o relato a respeito da experiência positiva dos alunos panamenhos e dominicanos no UNIPAM e em Patos de Minas, realizado pelo Prof. Dr. Daniel de Oliveira Franco, discursaram o embaixador do Panamá, Sr. Miguel Lecaro Bárcenas, e a embaixadora da República Dominicana, Sr. Patrícia Villegas. Os presentes foram convidados a visitar o UNIPAM, em Patos de Minas, e apresentou-se um vídeo com os depoimentos dos alunos panamenhos e dominicanos que estão no centro universitário. Houve espaço para perguntas sobre a promoção e a realização de novos tratados de cooperação entre os países presentes e o UNIPAM, intermediados pelo IDF. Ao final, o IDF, representando o UNIPAM, assinou o acordo de cooperação acadêmico-científica com a República Dominicana.

UNIPAM e IDF seguem firmes na expansão internacional da educação.